essalta que ações de recuperação estão sendo tomadas para reverter a situação." /> essalta que ações de recuperação estão sendo tomadas para reverter a situação." />
Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Vídeo mostra assoreamento no Rio Miranda (MS)

Angelo Rabelo, Diretor do Instituto Homem Pantaneiro (IHP),  ressalta que ações de recuperação estão sendo tomadas para reverter a situação.

Carla Layane
Em 27 de Novembro de 2020 às 16h34

Imagens do Rio Miranda (MS) feitas em 26 de abril de 2020 mostram o assoreamento no local. Vídeo gravado na Ponte Nova, no município de Jardim, exibe imagens de um homem caminhando pelas águas, com nível muito baixo e bancos de areia ao fundo. É possível ouvir o homem dizer:" Se traçar um jipe aqui desce até chegar na ponte de Bonito" .

Em um outro momento, ao caminhar no meio do rio diz: " Meu Deus do Céu, acabou meu riozinho ".

Veja o vídeo abaixo:

Pesquisadores estão preocupados com o assoreamento e seca do Rio Miranda, em Mato Grosso do Sul. O principal motivo é o comprometimento da nascente, tomada pela supressão da vegetação e passagem de gado para tomar água, de acordo com o coronel Ângelo Rabelo, diretor do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). O diagnóstico foi dado através de trabalho em campo e colhendo informações com moradores da região, dados que serão apresentados em breve.

Porém Rabelo ressalta que ações de recuperação estão sendo tomadas. Na última quinta-feira (26) o Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim (IGMA) deu início ao Projeto "Cuidar e Preciso, recuperação das matas ciliares dos Rios da Prata Santo Antônio e Miranda Jardim-MS".

Em parceria com o Projeto "Cabeceiras do Pantanal" do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), a ação foi realizada na cabeceira do Rio Miranda no encontro do córrego Fundo com o Rio Roncador. "Esse é o início de ações de plantio de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas as margens dos rios da região", revela Nisroque Soares, diretor do IGMA.

No local foram plantadas 75 mudas de espécies nativas, doação do viveiro de mudas do Recanto Ecológico Rio da Prata e mudas do viveiro do IGMA.

Muitas outras ações são necessárias para reverter a atual situação do Rio Miranda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.