Nesta quarta-feira (21) aconteceu o III Prêmio de Jornalismo Jorge Góes, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE/MS). A TVMS Record faturou os três prêmios na categoria Telejornalismo com a série veiculada em 2019, "SOS Bonito".
Neste ano, o tema do concurso foi “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na Defesa do Meio Ambiente”. Na cerimônia de premiação, também foram homenageados profissionais que contribuem com a democracia através da comunicação.
Em Telejornalismo, a TVMS conquistou os três troféus da categoria com reportagens da jornalista Ellen Genaro, que compuseram a série especial "SOS Bonito", que teve grande repercussão.
Ellen e a equipe passaram três meses percorrendo a região de Bonito para apurar as condições da fauna, flora e rios – que na época viviam um drama ambiental por estarem tomados por lama. “Cobrimos audiências públicas. E reuniões do governo com Ministério do Turismo e Órgãos Ambientais na época”, relembra Ellen ao relatar parte do trabalho que resultou em 11 reportagens.
Em 1º lugar ficou a reportagem “SOS Bonito: Rios Mimoso e Formoso”; em segundo “SOS Bonito: A fauna dos rios corre risco de desaparecer” e em 3º “SOS Bonito: Rio da Prata”.
Para a execução das reportagens da série especial, Ellen comandou uma equipe composta por Lourival Furtado Mendonça, Rubens dos Anjos e Elpídio Neto.
Assista a série especial clicando aqui .
III Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes
Com o tema “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na Defesa do Meio Ambiente”, os jornalistas concorreram com trabalhos nas categorias Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Jornalismo Web, Fotojornalismo e Acadêmico para reportagens produzidas por estudantes em curso da área de Comunicação Social de instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul.
O III Prêmio de Jornalismo do MPMS visa, por meio de premiação, a estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculadas na imprensa que apresentem o trabalho do Ministério Público de Mato Grosso do Sul na defesa dos interesses da sociedade, por meio das competências e atribuições constitucionais da Instituição, assim como a contribuição em suas áreas de atuação relacionadas ao meio ambiente.