dia 01/06." /> dia 01/06." />
Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Série de aulas on-line sobre o bioma pantaneiro são disponibilizadas pelo Documenta Pantanal

Conteúdo hospedado no site da iniciativa reúne vídeos e indicações de leitura sobre temas relacionados ao bioma pantaneiro com início no dia 01/06.

Ketlen da Silva
Em 26 de Maio de 2020 às 13h40
(Divulgação)

A iniciativa "Documenta Pantanal", antenada às possibilidades de dar prosseguimento à sua proposta de ampliar o alcance das fontes de conhecimento sobre a região e seu ecossistema mesmo em tempos de pandemia, concentra forças na produção de conteúdo para suas "Aulas Pantaneiras". Trata-se de um projeto de educação à distância que tem à frente o professor-doutor em Ciências Biológicas Sandro Menezes Silva. Iniciado em 2019, o projeto disponibilizará novos conteúdos a partir de 01/06 no site .    

As aulas consistem em pequenos vídeos – que variam entre um e dois minutos de duração –, os quais são lançados na plataforma digital com suporte de texto acompanhados das fontes das pesquisas utilizadas. Com linguagem simples, Menezes introduz assuntos pertinentes à região a partir da premissa de que a iniciativa "Documenta Pantanal" que, desde o ano passado, mobiliza a atenção do público por meio de mostras fotográficas, filmes, vídeos e apoios e produção de livros para a urgência em se conhecer e preservar este patrimônio natural.

De acordo com o especialista, “no atual contexto de isolamento social gerado pela pandemia da Covid-19 temos notado que várias escolas têm dado continuidade a suas atividades a partir de ferramentas de educação à distância, inclusive demandando pesquisas em diversos campos aos seus alunos. Desta forma, as "Aulas Pantaneiras" podem assumir uma função importante enquanto fonte para estes estudos e, para além do ambiente escolar, a ferramenta pode servir outros setores da sociedade, como jornalistas e demais geradores de conteúdo”.

Entre outras utilidades, Menezes e o Documenta Pantanal buscam extinguir a crença popular de que a região consiste apenas numa "grande área alagada", mostrando que esta porção do território brasileiro pode oferecer uma grande oportunidade de aproveitamento econômico responsável por meio do turismo de qualidade, a partir de suas ricas flora e fauna, além de características bastante peculiares com relação à hidrografia e ao relevo. “A fauna do Pantanal destaca-se pelas populações expressivas de algumas espécies ameaçadas de extinção quando comparada a outras regiões da América do Sul e do mundo. Exemplificam esse fato espécies como o cervo-do-Pantanal, a onça-pintada, a ariranha e a arara-azul. Se nos atermos somente às aves, estão listadas entre seus habitantes mais de 550 espécies, dependendo do tipo de registro e a abrangência dos estudos considerados (planície, planalto ou ambos) ”.

Com acesso gratuito às aulas, os episódios gravados em 2019 e 2020 já estão disponíveis para visualização e consultas. Os temas já abordados até o momento são “O Pantanal e suas Regiões”, “Planície e Pantanal”, “Serra da Bodoquena” e “Regime de Inundação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.