Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Meio Ambiente

SEMA pede apoio da comunidade de Bonito para doação de sementes frutíferas

Além de trabalho de arborização urbana, a SEMA apoia com doações de mudas ações do IASB e também os próprios projetos de recuperação de áreas degradadas.

Ketlen da Silva
Em 08 de Abril de 2021 às 12h34
(Divulgação)

As árvores frutíferas oferecerem seus deliciosos frutos orgânicos, contribuem para purificação do ar, conforto térmico e isolamento acústico, além do reequilíbrio do meio ambiente natural.  

A Secretaria de Meio Ambiente de Bonito está pedindo apoio da comunidade para doação de sementes para que possam ser replicadas no viveiro Municipal com o objetivo de fazer uso dessas mudas em projeto que a SEMA vem desenvolvendo e planejando. Nesse momento, o setor pede a doação de sementes de espécies frutíferas como pitanga, acerola e jabuticaba.

As doações podem ser tanto de sementes frutíferas quanto de espécies nativas. Além de trabalho de arborização urbana, a SEMA apoia com doações de mudas ações do IASB e também os próprios projetos de recuperação de áreas degradadas.

"Estas espécies de frutíferas (pitanga, acerola e jabuticaba) são árvores de espécies de pequeno e médio porte, assim diminui-se problemas estruturais como danos na rede elétrica e rede de esgoto. São árvores que fazem uma boa sombra e seus frutos atraem muito a avifauna, além de ser frutos com muitos benefícios para quem consome, além de ser muito saboroso.”, destacou Thyago Sabino de Morais, biólogo da Secretaria de Meio Ambiente. 

O biólogo lembra que o cuidado e o cultivo são fundamentais para o desenvolvimento correto da espécie frutífera. “Estas espécies pelo seu porte não têm tantas restrições assim. Podem ser plantadas tanto na parte interna do quintal e também em frente às moradas. O cuidado após o plantio e plantando em frente as residências se faz importante a manutenção, controle com podas para ornar a árvore e mantê-la sempre em um padrão adequado para que não ofereça risco ou dano às estruturas e pessoas que por ali vivem e/ou passam”, finalizou.

Quem puder colaborar na doação das sementes, seja qual for a espécie, pode fazer a doação na Secretaria de Meio Ambiente ou diretamente no Viveiro Municipal. As mudas produzidas no viveiro também estão disponíveis a doações onde o cidadão pode ir até a SEMA, realizar uma solicitação da muda desejada e depois fazer a retirada da mesma no viveiro municipal. 

O SEMA está localizado na rua Quinze de Novembro, 415, em Rincão Bonito. Para mais informações, é só entrar em contato pelo telefone (67) 3255-3316. Já o Viveiro Municipal localiza-se na rua Cândido Luiz Braga, sem número, em Rincão Bonito, atrás do Ginásio de Esportes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.