Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Março de 2024
Meio Ambiente

SEMA lança campanha 'Bonito é Reciclar' que terá duração de quatro anos

A campanha envolverá ações ao longo dos anos, mas terá seu calendário principal de eventos centrado no mês de maio, quando se comemora o Dia Internacional da Reciclagem, no dia 17 de maio.

Com informações de assessoria  - Ketlen da Silva
Em 13 de Maio de 2021 às 16h07
(Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está lançando a campanha “Bonito é Reciclar”, de 2021 a 2024, com o objetivo de incentivar a separação, coleta e comercialização de resíduos recicláveis em Bonito.

A campanha envolverá ações ao longo dos 4 anos, mas terá seu calendário principal de eventos centrado no mês de maio de cada ano, quando se comemora o Dia Internacional da Reciclagem, no dia 17 de maio. Sendo que este ano as ações programadas para este mês são:

  • Orientação e acompanhamento de implantação de compostagem nos Atrativos Turísticos, em especial no Balneário Municipal Rio Formoso;
  • Visitas de orientação e educação ambiental aos grandes geradores de resíduos (meios de hospedagem, atrativos turísticos, supermercados e comércio) com representantes da Cooperativa de Catadores do Paraíso Bonito, MS.
  • Divulgação da Agenda da Reciclagem, com contatos dos empreendedores que coletam recicláveis na cidade;
  • Agradecimento e comemoração do Dia do Gari, dia 16 de maio;
  • Campanha de Coleta dos Resíduos Perigosos nos bairros, de 17 a 21 de maio, em parceria com a Cooperativa de Catadores do Paraíso Bonito, MS.

Reciclar alguma coisa quer dizer dar novo uso para algo que já foi usado em seu primeiro ciclo de vida, ou seja, o item já cumpriu com seu primeiro objetivo de criação como por exemplo uma embalagem de tetra pak e, a partir da reciclagem, torna-se matéria-prima para novas caixas de papelão. Este é um dos maiores desafios da humanidade neste momento, estender o ciclo de vida de todos os produtos fabricados, através da reciclagem e do reaproveitamento.

A Secretária da SEMA, Ana Cristina Trevelin, afirma ainda que “Bonito conta hoje com 14 empreendedores formais e informais que atuam na coleta e comercialização de resíduos recicláveis (plástico duro, pet, papel, alumínio, ferro, papelão, óleo e rejeitos bovinos), somando mais de 50 pessoas que atuam na economia circular do município. Essas empresas e empreendedores recolhem e comercializam mais de 100 toneladas por mês de resíduos, diminuindo a pressão ambiental sobre o Aterro Consorciado em Jardim (local de destino dos rejeitos de Bonito), além de diminuir os custos municipais com frete e destinação”.

A logo da campanha e toda a comunicação visual foi uma doação de Neo Ávila, da empresa Neo Branding (@neoavila), uma amostra do poder que a comunidade tem para construir um novo mundo, a partir de parcerias e construções colaborativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.