Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Recuperação do Pantanal une Sebrae e Ministério da Agricultura

Instituições são parceiras no Pró-Pantanal, programa de recuperação econômica do Bioma.

Informações assessoria de imprensa
Em 30 de Abril de 2021 às 07h23
Foto: Charles_Damasceno/ Sebrae Nacional.

O Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciaram na última quinta-feira (29) o Pró-Pantanal, programa de recuperação econômica do Bioma Pantanal por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território.  

A iniciativa, formatada pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi apresentada durante reunião realizada em Brasília com a presença da diretoria do Sebrae, da ministra Tereza Cristina e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS. 

A proposta visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo a novos negócios nos estados de MT e MS.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Jaime Verruck, que também é o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a expectativa é que o programa apoie a inovação no Pantanal. “É um programa para que possamos fazer o desenvolvimento dos pequenos negócios, criar uma rede de sustentabilidade, levando startups, criando uma inovação no Pantanal, para que a gente preserve este bioma, e principalmente, estimule novas atividades na região”, disse o presidente.

Para desenvolver o empreendedorismo do futuro do Bioma Pantanal, o programa irá identificar oportunidades inovadoras e de acesso aos mercados nacional e internacional, atuando em redes de transformação do ambiente de negócios e do território por meio da cooperação e fortalecimento da governança nas comunidades e Instituições que atuam no Bioma Pantanal.

O objetivo final é elevar a competitividade e produtividade dos pequenos negócios do turismo, agronegócios e economia criativa com base na inovação e tecnologia. O programa também contempla o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais, atuando em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Entre as ações práticas previstas, estão a integração de ações entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em prol da recuperação, regeneração e fortalecimento da governança do bioma Pantanal; ações integradas entre Brasil, Bolívia e Paraguai; governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.