Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Propriedades rurais de Bonito e Jardim são reconhecidas pela prestação de serviços ambientais

Primeira etapa do PSA contemplou regiões das Bacias Hidrográficas dos rios Formoso e da Prata, sendo que o programa vai pagar R$ 942.849,85 entre 42 propriedades rurais cadastradas.

Com informações de Famasul 
Em 18 de Julho de 2022 às 15h35
Balneário Municipal de Bonito. (Divulgação)

Mato Grosso do Sul instituiu o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) através da Lei 5.235, de julho de 2018, e a normatização do primeiro programa ocorreu através da resolução nº 717/2020. Através de edital, lançado em 2021, proprietários na região de Bonito e Jardim foram os primeiros a receber reconhecimento.

“Os produtores rurais são grandes provedores de serviços ambientais, a exemplo da manutenção e conservação de vegetação nativa, conservação do solo, da água, adoção de sistemas produtivos sustentáveis em imóveis rurais, contribuindo para sequestro e baixa emissão de carbono”, explica a analista técnica do Sistema Famasul, Ana Beatriz Sá Earp.

O programa do governo estadual vai pagar R$ 942.849,85 entre 42 propriedades rurais cadastradas. A primeira etapa destina os recursos para as localizadas nas Bacias Hidrográficas dos Rios Formoso e da Prata. “A Famasul sempre defendeu que os produtores rurais, provedores de serviços ambientais em suas propriedades devem ser reconhecidos e recompensados”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 78,5 mil produtores estão inscritos no CAR (Cadastro Ambiental Rural), o que corresponde a uma área com mais de 35 milhões de hectares. A área com vegetação nativa em estágio primário ou secundário avançado de regeneração dentro das propriedades rurais ultrapassa 12,5 milhões de hectares declarados de área preservada nos imóveis rurais, equivalente a 35% da área do estado, ratificando o potencial que o PSA possui no estado. 

Com a possibilidade de abrangência das áreas temáticas previstas na normatização do PSA em Mato Grosso do Sul, outras etapas do programa que podem recompensar mais produtores interessados, ainda receberão regulamentação específica. São elas: Apoio e Valorização do Conhecimento Tradicional; Serviços Ambientais das Unidades de Conservação do Estado de Mato Grosso do Sul; Regulação do Clima e do Carbono; Conservação e Valorização da Biodiversidade; Conservação dos Serviços Hídricos; Conservação e Uso do Solo; e Beleza Cênica e Turismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.