Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Março de 2024
Meio Ambiente

Projeto ambiental de Bonito é contemplado pelo Programa Centelha

O projeto "Ciclo Azul - Soluções Ambientais para Resíduos Orgânicos" da bióloga Lívia Cordeiro foi contemplado na área de Tecnologia Social e deve receber até 60 mil reais para transformá-lo em um negócio de sucesso.

Com informações de Semagro - Ketlen da Silva
Em 13 de Fevereiro de 2020 às 14h09
(Divulgação)

Em julho de 2019, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) em parceria com a FINEP (Financiadora de Projetos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação) lançou o Programa Centelha em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de selecionar ideias inovadoras de startups e empresas iniciantes no Estado.

Após o término do prazo de inscrições, 564 novas ideias foram submetidas à avaliação dos consultores da Finep. Estas ideias partiram de jovens empreendedores de 34 municípios do Estado, sendo 359 da região centro norte, seguida pela região sudoeste (118), Pantanal (51) e leste (36).

Após várias etapas de avaliações, finalmente foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta quinta-feira (13) a lista com as 28 ideias vencedoras, que receberão cada uma, até 60 mil reais para transformar sua ideia inovadora em um negócio de sucesso.

Entre as vencedoras estão startups de Campo Grande, Dourados, Bonito e Sidrolândia. As ideias trabalham com as áreas de: Biotecnologia e Genética, Design, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Tecnologia Social, Manufatura Avançada e Robótica, Nanotecnologia, Geoengenharia e Realidade Virtual.

Em Bonito, o projeto "Ciclo Azul - Soluções Ambientais para Resíduos Orgânicos" da bióloga Lívia Cordeiro foi contemplado pelo programa na área de Tecnologia Social. "No segundo semestre, iniciaremos os trabalhos com resíduos orgânicos, vamos poder receber e processar resíduos de poda, grama e de alimentos. A idéia é reduzir a sobrecarga no lixão. Estamos procurando proprietários parceiros e uma área para instalação do pátio de compostagem", relatou ao grupo Unidos Conservamos.

Para conferir a lista completa com os vencedores basta clicar aqui .

De acordo com a diretora-científica da Fundect e gestora do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul, Profª Edna Scremin Dias, o Centelha é apenas o primeiro passo de um longo trabalho de popularização e envolvimento da sociedade com ações de empreendedorismo e inovação.

“Durante os últimos meses, estivemos presentes nas 4 regiões de Mato Grosso do Sul reunidos com prefeituras, associações comerciais, universidades, institutos federais e incubadoras. Com isto promovemos uma troca de experiências com diversos atores da ciência, tecnologia e inovação do Estado. A divulgação do Centelha foi uma ótima oportunidade para reunir e fortalecer os agentes de nosso ecossistema de inovação. Agora com o resultado final das 28 ideias selecionadas poderemos conferir de perto a forma como esses recursos irão contribuir de sobremaneira para a transformação desses projetos em negócios inovadores. É o Mato Grosso do Sul investindo em Inovação”, afirmou a diretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.