Bonito, Mato Grosso do Sul - 31 de Julho de 2021
Meio Ambiente

Programa Pró Pantanal é lançado oficialmente

O programa visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo às micro e pequenas empresas localizadas em MS e MT.

Informações assessoria de imprensa Sebrae MS.
Em 13 de Julho de 2021 às 08h10
Pantanal. Foto: Daniel De Granville.

Aconteceu na última segunda-feira (12) o lançamento oficialmente do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. 

A iniciativa foi apresentada em live do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que lançou um conjunto de ações para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal brasileiro.

Formatado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o programa Pró Pantanal visa reduzir o impacto das queimadas na economia local por meio da dinamização das atividades econômicas e do estímulo às micro e pequenas empresas localizadas nos dois estados. A iniciativa conta com o apoio do MAPA e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
 
Durante o evento de lançamento, a ministra Tereza Cristina reforçou a atuação integrada entre as instituições. "Acredito muito nessa parceria, e juntos vamos longe, trazendo programas de educação e empreendedorismo. Os estados estão se antecipando num cenário de preocupação, e estamos a frente com ações que são tão importantes”, comentou.

O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, também destacou este trabalho em conjunto, inclusive para ações futuras. “Esse trabalho em conjunto, não tenho dúvidas de que é o fundamento desses programas, e essa integração vai fazer avançarmos gerando oportunidades para esses ribeirinhos e os próprios pantaneiros, no combate as queimadas”.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a proposta do Pró Pantanal é levar melhorias para as comunidades, por meio do fomento ao empreendedorismo, garantindo emprego e renda. “O Sebrae colabora para geração de renda, para que os ribeirinhos possam ter mais renda, serem mais sustentáveis, e fazerem o uso de uma tecnologia de sustentabilidade, disponibilizada pelo Sebrae para atender ao pequeno empresário”, disse.
 
Também presente de forma virtual no lançamento das ações, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, reforçou a atuação da instituição pelo fomento do empreendedorismo, diante de diferentes projetos. “O nosso papel, como Sebrae, será de ser educativo e levar educação empreendedora, inovação e prevenção”.

Em Mato Grosso do Sul, o programa abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Corguinho, Coxim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Rio Negro e Sonora. Já em Mato Grosso, o trabalho contempla Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari d'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger.
 
Ainda na live, foi lançado o Painel Risco de Incêndio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que irá auxiliar nas estratégias de prevenção a queimadas. A ferramenta digital monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndio no Brasil. “É o primeiro lançamento de produto do sistema nacional de meteorologia, agora será lançado com todos os órgãos o painel de risco de incêndio, o aplicativo já está disponível”, explicou o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.
 
Participaram ainda do evento o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do MAPA, Fernando Camargo e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, também acompanhou a live.
 
Sobre o Pró Pantanal
Neste momento, são realizadas pesquisas com grupos focais que incluem produtores rurais, comerciantes locais, empresários do trade turístico e artesãos para identificar qual é a realidade de cada público, as dificuldades enfrentadas e as ações de melhorias e capacitação que podem ser feitas para promover a transformação. A partir dos levantamentos, serão traçadas as ações voltadas para cada público.
 
Outras ações do programa incluem governança local estabelecida comprometida e criação de novos núcleos de lideranças; promoção de um clima favorável para execução das atividades nos ambientes de negócios; oportunidades para o desenvolvimento dos pequenos negócios; adesão de parceiros estratégicos como prefeituras, sindicatos, associações, cooperativas, organizações do terceiro setor, ONGs, instituições de pesquisas e de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.