Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Ousado, onça-pintada resgatada durante incêndio no Pantanal, é solto na natureza; veja o vídeo

O animal ficou em tratamento durante 36 dias com terapia de ozônio e laser, o que permitiu sua recuperação.

Com informações Ampara Silvestre | Cenap/ICMBio
Em 21 de Outubro de 2020 às 07h59

O Ampara Silvetre* copartilhou na última terça-feira (20) vídeo da soltura de Ousada no Pantanal. A onça-pintada foi resgatada com queimaduras devido os incêndios no Pantanal.

O animal ficou em tratamento durante 36 dias. Quando foi resgatado, Ousado foi tratado no Instituto NEX, em Corumbá de Goiás (GO), com terapia de ozônio e laser, o que permitiu a recuperação do animal que recebeu alta na segunda-feira(19).

Na mesma data, a onça foi anestesiada e recebeu um colar GPS-Satélite para monitoramento. Segundo a Cenap/ICMBio, o colar vai permitir avaliar e informar os pesquisadores sobre a readaptação de Ousado em seu meio ambiente, que foi muito impactado pelas queimadas, e permitirá uma análise de como as onças da região estão sobrevivendo. Segundo o centro, se for percebido alguma dificuldade de sobrevivência, o rádio-colar também permitirá que se tenha a localização precisa de Ousado, caso seja necessário recapturá-lo.

Para os preparativo de soltura da onça-pintada, assim como no trabalho de resgate e tratamento, o Cenap/ICMBio teve a parceria da Ampara Animal, Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, Universidade Federal do Mato Grosso, Panthera e Pantanal Relief Fund. Nesta terça-feira, Ousado foi transportado via terrestre até Porto Jofre, cidade mato-grossense inserida no bioma do Pantanal, e levado de bardo até o local onde foi solto.

Segundo o centro, a onça será acompanhada de perto por guias locais e pesquisadores nos primeiros dias para uma avaliação direta, enquanto os dados do colar serão avaliados pela equipe do Cenap/ICMBio.

Em suas redes sociais, a Ampara Silvestre celebrou, e muito, o momento. Veja abaixo:

" Aquele momento que esta?vamos sonhandoooo, o PRIMEIRO VI?DEO da soltura do Ousado, onc?a capturada pela equipe da AMPARA com as quatro patas queimadas. Ele passou por tratamento intenso e, pouco mais de um me?s depois, po?de ser solto na natureza, no Pantanal, no SEU lugar!

Estamos em e?xtase e queremos dividir essa vito?ria com voce?s que tanto nos ajudaram! Obrigada, obrigada, obrigada!! Agradecemos especialmente à todos que doaram para nossa VAKINHA!! Palavras nunca sera?o o bastante para descrever esse sentimento, de devolver um animal ao seu habitat."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.