Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Onça-pintada inédita no Brasil e na Argentina é flagrada no Parque Nacional do Iguaçu

Onça é um macho, aparentemente jovem, de acordo com Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie no parque.

Com informações de G1
Em 25 de Janeiro de 2022 às 15h41
(Reprodução)

 Uma onça-pintada inédita no Brasil e na Argentina foi flagrada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. De acordo com o Projeto Onças do Iguaçu, programa que monitora a espécie que é ameaçada de extinção, o animal é um macho, aparentemente jovem. 

De acordo com o programa, o animal nunca havia sido registrado no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e nem no Parque Nacional Iguazú (Argentina). 

"A presença de novas onças, de uma nova população que está crescendo, que está se reproduzindo, significa um habitat que tem todos os requerimentos que a espécie precisa pra sobreviver. Então, sempre, novos filhotes, novas onças registradas, é sempre um sinal de esperança na recuperação da espécie. Esperança de que a gente possa realmente conservar essa espécie tão ameaçada de extinção", comenta a coordenadora do projeto, Yara Barros.

Nas imagens, capturadas por uma das 60 armadilhas fotográficas do projeto, espelhadas pelo parque, é possível ver o animal andando pela mata e cheirando uma árvore chamada peroba-rosa, que segundo Yara, é uma planta utilizada por outras onças pardas e pintadas como arranhador.

As onças são identificadas por meio do padrão das manchas, que são únicas em cada animal, como se fosse uma impressão digital.

Confira o vídeo completo do animal no Parque abaixo.

Nome para a 'nova' onça-pintada

Quando um novo animal é identificado no parque, o Projeto Onças do Iguaçu faz uma votação para escolher o nome no novo bicho. A votação está sendo feita pelo g1 até quinta-feira (27).

Desta vez, as opções de nome são de origem Tupi. Caapuã, que quer dizer 'aquele que vive no mato' ou Apoena, que quer dizer 'aquele que enxerga longe'.

Onças no Parque Nacional do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu divulga há cada dois anos senso com o número de onças no parque. De acordo com dados divulgados em dezembro de 2021, referentes a 2020, estima-se que, em média, 24 onças-pintadas vivam no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu.

Em relação ao censo anterior, houve uma redução da estimativa - que era de 28 animais.

Mas, por ser uma estimativa, os biólogos afirmam que estatisticamente o resultado apresentado é de estabilidade. Em todo o corredor verde do parque, o número de onças é estimado entre 76 e 106, informou o censo.

Os dados sobre as onças são coletados por pesquisadores brasileiros e argentinos desde 2009. Em 12 anos, o número de onças na reserva quase dobrou.

Segundo o projeto, entre o Parque Nacional do Iguaçu (Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Argentina), a espécie saltou de uma população efetiva estimada em 50 indivíduos em 2008 para 90 indivíduos em 2016.

Por meio dos pontos de monitoramento entre Brasil e Argentina, foram coletadas 693 mil imagens, flagrantes que mostram como as onças se comportam longe da presença do homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.