Bonito, Mato Grosso do Sul - 27 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Onçafari anuncia parceria com Land Rover para projetos no Pantanal

O carro, que atende às necessidades do Pantanal, será utilizado para qualquer movimentação de pesquisa científica e/ou ecoturismo dentro do Refúgio Ecológico Caiman, localizado em Miranda (MS).

Com informações de Onçafari e Land Rover - Ketlen da Silva
Em 04 de Dezembro de 2019 às 11h29
O Land Rover Discovery Sport, mais versátil modelo da marca britânica de SUV's de luxo, auxiliará as atividades do Onçafari no Pantanal. (Onçafari)

No Dia Internacional da Onça-pintada, comemorado em 29 de novembro, a Onçafari anunciou parceria com a Land Rover, uma das empresas que mais desfruta da natureza, em prol de trabalhar pela preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros, com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás. 

Em especial ao tratamento das onças-pintadas, a Land Rover cedeu uma Discovery Sport personalizada, totalmente compatível com o espírito do Onçafari. O carro, que atende às necessidades do Pantanal, será utilizado para qualquer movimentação de pesquisa científica e/ou ecoturismo dentro do Refúgio Ecológico Caiman, localizado em Miranda (MS). 

“O DNA do Onçafari e da Land Rover são muito parecidos. Eu acho que a Discovery Sport é um excelente carro para nós. Ele é bem silencioso, aguenta diversos terrenos diferentes e o mais importante: as onças gostaram dele!”, explica o presidente da ONG, Mario Haberfeld. 

Parceria

Para marcar o início da parceria, o Land Rover Discovery Sport, mais versátil modelo da marca britânica de SUV's de luxo, auxiliará as atividades do Onçafari no Pantanal. “Buscamos por instituições que trabalham com projetos inovadores para a preservação do meio ambiente e de diferentes ecossistemas. Encontramos isso no Onçafari, que promove conexões com o Pantanal e com a onça-pintada por meio do ecoturismo, de pesquisas e da conservação da espécie”, ressaltou Paulo Manzano, gerente de marca da Jaguar Land Rover.

O Discovery Sport, primeiro modelo da Land Rover a integrar o Onçafari, foi escolhido por ser fabricado no Brasil e ter a melhor capacidade off-road, necessária para enfrentar os terrenos pantaneiros mais difíceis com o uso do sistema Terrain Response, proporcionando capacidade e segurança para as atividades da equipe. Além disso, seu amplo espaço interno também será útil no transporte de pessoas e equipamentos.

O trabalho de habituação das onças consiste em acostumá-las à presença dos carros, para que possam ser observadas em seu habitat natural. O carro foi preparado com uma roupagem especial e exclusiva, possibilitando uma melhor identificação dentro de campo, principalmente durante os passeios de ecoturismo no Refúgio Ecológico Caiman. Além do envio do Discovery Sport, a Land Rover também vai trabalhar na divulgação do Onçafari em seus canais, contribuindo para a divulgação de suas atividades e do ecoturismo no país.

Alguns vídeos de divulgação já foram produzidos e divulgados nas mídias da marca. Para ver é só clicar aqui .

Onça-pintada

Considerada um predador “topo de cadeia”, a onça-pintada reina absoluta nos ambientes onde vive. Controla populações de presas e atua diretamente no equilíbrio dos ambientes onde está inserida. Por isso, onças-pintadas saudáveis indicam a salubridade de toda a fauna regional.

Hoje, os maiores desafios enfrentados pela espécie são: aumentar a conectividade entre as áreas que têm habitat adequado e trabalhar a coexistência com seres humanos. O conflito humano-fauna, combinado ao desmatamento, tem sido um dos maiores vilões para garantir a perpetuação da espécie. 

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a onça-pintada consta como “quase ameaçada” (NT). Mas, no Brasil, apesar do status geral ser de vulnerabilidade, a conservação varia de acordo com o bioma. Apesar de já ter sido extinta em diversos lugares onde ocorria, o Brasil abriga cerca de 50% das populações de onça ainda existentes. A Amazônia, atualmente, é o maior refúgio para onças ao longo de sua distribuição, seguida pelo Pantanal. Porém, em biomas como a Mata Atlântica e a Caatinga, a espécie corre grave risco de extinção.

Ver essa foto no Instagram

Hoje temos motivos para comemorar em dobro! Primeiro, é o Dia Internacional e Nacional da Onça-pintada, data criada para promover uma reflexão sobre a importância de conservação do maior felino das Américas. ? Segundo, anunciamos oficialmente o mais novo parceiro do Onçafari: a Land Rover! Agora fazemos parte do #EspíritoLandRover, com uma frota composta por carros mais fortes, mais silenciosos e melhor preparados para se aproximar das onças nos terrenos desafiadores do Pantanal. ? Acesse nosso post de blog e saiba mais sobre a rainha das florestas e essa grande parceria em prol de sua conservação. O link está em nossa bio. ? @landroverbr . . . Today we are celebrating twice! First, we celebrate the International Jaguar Day, a date created to raise awareness on the importance of conserving the biggest cat of the Americas. ? But the breaking news is that we can happily announce Onçafari’s newest partner: Land Rover! We are now part of the Land Rover family, being able to enjoy the most of their powerful, but at the same time silent vehicles, perfect for the terrain conditions in the Pantanal and for jaguar sightings. ? Thank you Land Rover, we are proud to team up with such a relevant partner! ? #LandRoverOnçafari #Oncafari #LandRoverOncafari #OnçafariLandRover #OncafariLandRover #DiaDaOnça #DiaDaOnca #OncafariExperience #AmigoDaOnça #AmigoDaOnca ?

Uma publicação compartilhada por Onçafari (@oncafari) em

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.