Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul, é indicada ao prêmio Faz Diferença do Globo

A bióloga concorre na categoria "Sociedade/Ciência e Saúde" ao lado de Ricardo Galvão e William Dib.

Ketlen da Silva
Em 30 de Dezembro de 2019 às 14h29
Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul e idealizadora do Projeto Arara Azul, recebeu o prêmio CREA-GO de Meio Ambiente na modalidade "Elementos Naturais", em novembro. (Divulgação)

Em sua 17ª edição, o Faz Diferença reconhece o trabalho, dedicação e talento de brasileiros que serviram de inspiração para o país em 2019. O Prêmio é uma iniciativa do Globo em parceria com a Firjan e a votação popular acontece até 19 de janeiro de 2020.

Os indicados para a premiação foram selecionados por jornalistas de cada uma das editorias do Globo, que buscaram pessoas, instituições ou empresas que mais se destacaram nas páginas do jornal.

As personalidades que mais se destacaram em 2019 serão conhecidas no dia 1º de fevereiro, quando O Globo publicará um caderno especial. A cerimônia de premiação acontecerá em março.

Representando Mato Grosso do Sul, na concorrência ao prêmio na categoria "Sociedade/Ciência e Saúde", está Neiva Guedes, bióloga com doutorado em Zoologia. Ela é criadora e executora do Projeto Arara Azul, animal símbolo do Pantanal, que escapou da lista brasileira de animais em extinção em 2014 graças ao seu esforço, num sucesso de conservação de repercussão mundial.

Segundo a matéria da revista Claudia, o maior desafio, no entanto, foi encarado em 2019 quando o Inpe registrou o maior número de focos de incêndio no Pantanal desde 2005. Ainda não é possível medir todo o impacto do fogo sobre as araras que, segundo descrição no site, corre de novo risco de voltar para a lista vermelha das espécies que podem desaparecer. Agora Neiva, tem fé na resistência do Pantanal e de suas criaturas.

Neste mês, ela também foi personagem em matéria realizada para a revista Claudia, de repercussão nacional, onde conta mais sobre o projeto e as dificuldades enfrentadas durante o ano. Confira aqui .

A bióloga concorre com o físico Ricardo Galvão, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foi um dos dez especialistas escolhidos pela revista "Nature", referência da área, para o "Nature's 10", premiação anual para os destaques na ciência; e o médico cardiologista William Dib, ex-presidente da Anvisa, que foi responsável pela defesa da necessidade de se discutir a regulamentação da maconha medicinal. 

Para ajudar Neiva Guedes a conquistar o prêmio, é só clicar no link , se cadastrar e votar. 

Projeto Arara Azul

O projeto tem como objetivo manter populações viáveis de araras azuis ( Anodorhynchus hyacinthinus ) a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal como um todo. Os objetivos específicos podem variar a cada ano, mas incluem estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, requerimentos de habitat, manejo e educação ambiental para a conservação da espécie na natureza, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.