Bonito, Mato Grosso do Sul - 1 de Julho de 2022
Meio Ambiente

MPMS e UEMS fecham parceria para monitoramento do rio Santo Antônio em Jardim

Um barco com motor e carreta reboque foram entregues para serem utilizados na identificação e mapeamento das APPs, principalmente daquelas em desacordo com a legislação ambiental.

Com informações de MP/MS
Em 07 de Junho de 2022 às 13h43
(Divulgação)

O projeto de pesquisa “Análise ambiental das áreas de preservação permanente do rio Santo Antônio com uso de sensoriamento remoto”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), recebeu do Ministério Público de Mato Grosso do Sul um barco com motor e carreta reboque para atender a unidade de Jardim, na última sexta-feira (03).

Os recursos para a aquisição são oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MPMS e o investimento totaliza R$ 19.360,00. O responsável pelo TAC foi o promotor de justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, que, com o gerente da Unidade, professor doutor Anailton de Souza Gama, acompanhou a entrega oficial.

A embarcação será utilizada para a navegação dos pesquisadores sobre o rio Santo Antônio, onde poderão identificar e mapear as Áreas de Preservação Permanente (APP), com destaque para as áreas em desacordo com a legislação ambiental, bem como reconhecer geoformas erosivas existentes ao longo dos canais da rede hidrográfica.

O rio Santo Antônio, importante tributário do rio Miranda (bacia hidrográfica do rio Paraguai), é o primeiro grande afluente da margem direita, cuja foz encontra-se no limite das cidades de Guia Lopes da Laguna e Jardim, próximo à “Ponte Velha”. Resultados prévios obtidos pela UEMS, entre 2019 e 2021, evidenciam que, embora na maior parte da bacia do Santo Antônio as APPs estejam em conformidade com a legislação ambiental, há diferentes locais com ausência de vegetação e/ou faixas em desacordo com a atual legislação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.