Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Ministro do Meio Ambiente assina acordo de combate a incêndios no Pantanal

A assinatura aconteceu durante encontro com representante do ICMBio e IHP em sua visita a Corumbá nesta sexta-feira (06).

Com informações de IHP - Ketlen da Silva
Em 06 de Agosto de 2021 às 14h26
(Divulgação/ Redes Sociais)

Com o objetivo de fortalecer a proteção contra incêndios florestais no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT) e no bioma do Pantanal em Mato Grosso do Sul, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, esteve com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fernando Lorenci, nesta sexta-feira (06) em Corumbá (MS).

O encontro aconteceu para anunciar novas ações do Governo Federal, incluindo acordos pelo ICMBio e investimentos para ações de prevenção e combate aos incêndios.

Firmado com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), sendo representado pela secretaria executiva, Letícia Larcher, o primeiro acordo prevê a realização de aceiros, um novo sistema de monitoramento de embarcações e o impulso a pesquisas científicas sobre o impacto do fogo no Parque Nacional.

Enfatizando a importância da união de forças, o ministro destacou a operação Guardiões do Bioma, fruto de novo plano integrado de combate a incêndios florestais, agregando os ministérios do Meio Ambiente, Justiça e Segurança Pública e Desenvolvimento Regional. “Essa integração entre Força Nacional e órgãos ambientais é fundamental para enfrentar esse grande desafio em todos os biomas, e se soma às ações que estamos trazendo hoje para o Pantanal”, afirma.

O presidente do ICMBio, Fernando Lorencini, destacou a importância do trabalho conjunto na proteção do Pantanal. Esse acordo fortalece a integração das instituições na proteção do Pantanal.

O ministro ainda anunciou os investimentos em ações de prevençã e combate aos incêndios. Os recursos vêm do Fundo Mundial para o Meio Ambiente, no âmbito do projeto GEF-Terrestre, coordenado pelo MMA e implementado e executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), respectivamente. O projeto tem valor total de cerca de R$ 167 milhões e prevê entre suas ações o resgate de animais silvestres em emergências ambientais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.