Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Mesmo com chuvas, força-tarefa mantém equipes mobilizadas no Pantanal

De janeiro a outubro, 27% do Pantanal foi consumido pelo fogo, num total de 4.117 hectares, 1.902 somente em Mato Grosso do Sul.

Ketlen da Silva
Em 16 de Outubro de 2020 às 13h54
(Divulgação)

As primeiras chuvas registradas no Pantanal já contribuiram para a extinção dos diversos focos de incêndios florestais, na região do bioma Pantanal. Porém, por pelo menos mais 48 horas, as equipes da força-tarefa continuam mobilizadas.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck explicou na live transmitida pelo perfil oficial do Governo do Estado no Facebook, na tarde desta quinta-feira (15), que é preciso estar alerta e ter cuidado com os raios, pois ainda há muita massa seca na região.

Verruck ressaltou que permanecem vigentes, até 31 de janeiro de 2021, as portarias que proíbem a queima controlada, mesmo para aqueles que já tenham autorização.

De acordo com os dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros, de janeiro a outubro, 27% do Pantanal foi consumido pelo fogo, num total de 4.117 hectares, sendo 1902 em Mato Grosso do Sul e 2215 no Mato Grosso.

Franciane Rodrigues, coordenadora do Cemtec/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explicou que, a partir de agora, as chuvas começam a se espalhar sobre todo o Mato Grosso do Sul, mas é preciso atenção redobrada com a possibilidade de raios, ventanias e granizo.

O secretário da Semagro apresentou ainda o balanço da Operação Focus que apurou os incêndios nas áreas rurais de Mato Grosso do Sul, percorrendo, em um mês, 8.700 quilômetros em todo o Pantanal e passando por 40 propriedades rurais.

Foram presas três pessoas em flagrante por estarem ateando fogo à vegetação, confirmada a origem de focos de incêndio em 19 locais e aplicadas ainda R$ 35 milhões em multas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.