Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Meio Ambiente

Lobo-guará é flagrado em passeio de flutuação em Jardim (MS)

O flagrante é motivo de muita alegria, já que a espécie está classificada como quase ameaçada de extinção, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Carla Layane
Em 08 de Agosto de 2022 às 10h59
Lobo-guará é visto nos campos do Recanto Ecológico Rio da Prata. Foto: Mateus Alexandre.

Era início da manhã de sexta-feira (5) quando o colaborador Mateus Alexandre chegava no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS). Logo na entrada da fazenda, percebeu a presença de um animal silvestre e ao se aproximar viu que era um lobo-guará ( Chrysocyon brachyurus) , o maior canídeo da América do Sul.

Para sua surpresa, o animal não estava sozinho. Carregava consigo um filhote em sua boca. Veja aqui o vídeo !

Flagrar a espécie nos campos do Recanto Ecológico Rio da Prata é motivo de muita, mas muita alegria mesmo! O lobo-guará está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção e também  como uma espécie "quase ameaçada", há mais de duas décadas, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Segundo informações do portal BBC, especialistas apontam que, diante dos frequentes problemas causados por intervenção humana, a população de lobos-guarás no Brasil reduziu cerca de um terço nas últimas duas décadas. A estimativa atual, segundo estudiosos, é de que haja cerca de 24 mil animais no Brasil, que correspondem a cerca de 80% da população mundial — eles também estão em países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru.

Reintegração na natureza

O Recanto Ecológico Rio da Prata, assim como a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa - atrativos do Grupo Rio da Prata, são parceiros de longa data e credenciados junto ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS – de Mato Grosso do Sul, local criado para receber animais para serem reintegrados à natureza, onde são alimentados e passam por tratamento até a soltura. 

Em 2014, o CRAS realizou pela primeira vez na região a soltura de um lobo-guará, na área da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – Cabeceira do Prata, onde acontece o passeio de trilha e flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata. A escolha do local mostrou que a RPPN está apta a receber animais deste porte! 

Características

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.

É tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa suas presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados do Cerrado, como o araticum e a lobeira (Solanum lycocarpum), alimento muito consumido pelo guará. ( Informações WWF Brasil ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.