Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Instituto Arara Azul lança campanha 'Adote um Filhote' para salvar arara-canindé

Os padrinhos poderão batizar o filhote com um nome de sua preferência e acompanhar o seu desenvolvimento.

Com informações de Campo Grande News
Em 28 de Julho de 2020 às 16h38
(Divulgação)

A campanha "Adote um Filhote" lançada hoje (28) pelo Instituto Arara Azul permitirá a adoção simbólica da arara-canindé em ninhos feitos em palmeiras mortas, espalhadas pela área urbana de Campo Grande. A iniciativa tem o objetivo de apoiar os trabalhos do Projeto "Aves Urbanas: Araras na Cidade", que desde 2012 estuda a biologia e as relações ecológicas da ave com o desenvolvimento da Capital, auxiliando na conservação da biodiversidade.

Até o final do período reprodutivo de 2019 foram cadastrados 249 ninhos em áreas urbanas de Campo Grande, 194 monitorados por biólogos. No último ciclo, foram contabilizados 300 ovos e 130 filhotes sobreviventes. Eles são pesados, medidos e fotografados. Antes de voarem, são anilhados, nanochipados e têm material biológico coletado para exames sanitários e análise de DNA.

A presidente do Instituto Arara Azul e professora do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, Neiva Guedes, explica que o trabalho da equipe técnica tem crescido com o aumento de ninhos cadastrados. Além disso, ao longo dos anos, maracanã-de-cara-amarela, periquitos, tucanos, corujas e araras híbridas estão ocupando os ninhos das araras-Canindé. Todas as espécies estão sendo monitoradas.

“Tem sido um desafio considerando que o subsídio para a execução do projeto depende do apoio de pessoas e empresas. Por isso, criamos a campanha para auxiliar no apoio e continuidade do Projeto Aves Urbanas-Araras na Cidade”, pontua.

De acordo com a diretora executiva do Instituto Arara Azul, Eliza Mense, ao se tornar um padrinho ou madrinha, o beneficiário poderá batizar o filhote com um nome de sua preferência e acompanhar o seu desenvolvimento, por meio de informações do projeto de pesquisa. A adoção terá vigência de um ano, período em que o filhote estará pronto para voar na natureza.

“Inicialmente, os padrinhos ou madrinhas passarão por uma breve capacitação e receberão um certificado de adoção do Instituto Arara Azul, com o número do ninho e o nome do afilhado, além de uma foto da ave no ninho, registrada pela equipe. Também poderão visitar o filhote adotado e conhecer de perto o trabalho de campo realizado pelos biólogos do instituto. Ao final, o padrinho ainda receberá um relatório com os monitoramentos realizados, sucessos alcançados e entre outras informações do filhote”, informa.

Adote

Para participar apadrinhando um filhote, o interessado deverá realizar uma doação financeira à organização. Mais detalhes sobre as políticas da campanha, basta entrar em contato com o Instituto Arara Azul, pelo telefone (67) 3222-1205. O centro de sustentabilidade do Instituto Arara Azul está situado na Rua Klaus Sthurk, 106 - Jardim Mansur, em Campo Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.