Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Incêndio no Pantanal atinge fazenda onde há projeto com onças-pintadas

Integrantes da SOS Pantanal estão na linha de frente do combate às chamas ao lado de brigadistas locais, do Ibama PrevFogo e do Corpo de Bombeiros.

Com informações de O Progresso
Em 22 de Outubro de 2021 às 10h54
(Leonardo Gomes/SOS Pantanal)

Os focos de incêndio que ainda seguem ativos no Pantanal de Mato Grosso do Sul atingiram a região do Rio Negro. O Instituto SOS Pantanal divulgou um alerta em relação à situação e o Corpo de Bombeiros afirmou que já encaminhou combatentes para o local.

Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (21), o biólogo do Instituto, Gustavo Figuerôa, conta que as chamas estão se alastrando, e brigadistas e autoridades reuniram forças na madrugada de quarta para quinta-feira (20 e 21) para tentar combater as chamas.

“O fogo está em algumas fazendas particulares na região do Rio Negro. Uma delas é uma fazenda de conservação, que é gerida pelo Projeto Onçafari, de onças-pintadas, e está avançando bastante por lá. O combate ainda está intenso hoje”, explicou o biólogo.

Segundo o biólogo, integrantes da SOS Pantanal estão na linha de frente do combate às chamas ao lado de brigadistas locais, do Ibama PrevFogo e do Corpo de Bombeiros.

Incêndio

A situação dos incêndios no Pantanal sul-mato-grossense estava extremamente crítica até o começo de outubro. A combinação de estiagem e calor dificultava os combates. Mas chuvas fortes trouxeram um pouco de alívio.

Porém, como ainda há focos ativos, o Corpo de Bombeiros, o Ibama Prev-Fogo e alguns trabalhadores rurais treinados continuam a trabalhar para evitar que as chamas se alastrem.

Antes da chuva, o cenário, além da destruição da fauna e da flora, de ribeirinhos perdendo casas; outros se virando como podiam para fugir do calor. Enquanto isso, na área urbana de Corumbá e Ladário, havia fumaça e fuligem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.