Bonito, Mato Grosso do Sul - 12 de Julho de 2020
Meio Ambiente

Imasul aprova revisão do Plano de Manejo da RRPN Cabeceira do Prata em Jardim

O objetivo do plano revisado é continuar sendo um instrumento de proteção a esta área tão relevante para a conservação da biodiversidade mundial.

Carla Layane
Em 29 de Junho de 2020 às 11h29
Divulgação

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 18 de junho de 2020, a Portaria nº 787/2020 no qual aprova a revisão do Plano de Manejo da Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN Cabeceira do Prata.

Finalizado em 2007, o Plano de Manejo RPPN Cabeceira do Prata foi aprovado no ano de 2009 (Portaria IMASUL no 104 de 05/06/2009), quando entrou em vigor com cronograma de 5 anos, no qual apresentava ações pontuais, como ações constantes norteando a gestão da RPPN.

Este cronograma original foi revisto em 2014, a partir das experiências com a gestão diária, gerando mais um cronograma de 05 anos, o qual foi finalizado em 2019, trazendo assim a necessidade de sua revisão. Assim, em 2020 foi finalizada e aprovada a revisão do Plano de Manejo da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata.

Entre os pontos revisados, estão:

. Inserção de uma Análise Integrada de Diagnóstico atualizada com inclusão dos dados dos monitoramentos ambientais de 2007 para frente;

·Atualização dos dados sócio-econômicos da região e das pesquisas com guias, funcionários e visitantes;

·Atualização dos objetivos e criação das normas gerais da RPPN;

·Atualização das atividades de visitação turística e capacidades de carga;

·Inclusão da análise FOFA, forças e fraquezas;

·Atualização do zoneamento e das normas de uso de cada zona;

·Atualização dos Programas de Manejo;

·Nova regra de revisão pontual e novo cronograma de atividades com prazo de revisão do Plano de Manejo alterado para 10 anos.

O objetivo do plano revisado é continuar sendo um instrumento de proteção a esta área tão relevante para a conservação da biodiversidade mundial.

O documento possui vigência de 10 anos a contar da data da publicação no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, podendo ser ajustado mediante relatório técnico de monitoria durante a implementação do plano de manejo, aprovada pela Gerência de Unidades de Conservação do IMASUL.

Para mais informações, acesse: www.riodaprata.com.br  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Em 10 de Julho de 2020 às 16h15
A profisisonal relata sua experiência com a Ivermectina, que já era conhecida por seu efeito antiviral e foi aprovada pelo FDA em 2006 e desde então muitos outros vírus foram anexados à extensa lista daqueles que ela conseguiu neutralizar.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.