Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

IHP apoia projeto da USP de instalação de estações sismográficas no Pantanal

Uma das estações foi instalada na RPPN Acurizal, na Serra do Amolar.

Com informações de assessoria
Em 07 de Abril de 2022 às 16h19
(Divulgação/IHP)

O Projeto "Estrutura profunda das Bacias Pantanal e Paraná", realizado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) junto com outras instituições brasileiras e internacionais, vai instalar 22 estações sismográficas no Pantanal. O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) tem prestado apoio ao projeto, principalmente no que diz respeito à logística para o transporte dos equipamentos e identificação de possíveis áreas que podem receber uma estação, na Bacia do Alto Pantanal.

Um dos lugares já escolhidos para a instalação da estação foi a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Acurizal, na Serra do Amolar. O local integra a Rede Amolar e é gerido pelo IHP.

“O nosso projeto consiste em instalar estações sismográficas no Brasil, agora especificamente no Pantanal. A partir destas estações, vamos poder ver como estão os sismos recorrentes no local e também fazer um estudo de solo, entender um pouco do solo do Pantanal”, explicou Daniel Rosa, engenheiro eletricista do Centro de Sismologia da USP.

A previsão é que cada estação fique instalada por dois anos. “Após a instalação, vamos retornar a cada 2, 3 meses para fazer a coleta de dados, para que sejam analisados e consigamos estudar esse solo junto com as outras estações que estamos instalando na Bacia do Pantanal”, afirma Rosa.

A partir dos dados gerados pelas estações, a intenção é investigar a estrutura profunda das bacias sedimentares do Pantanal e Paraná e caracterizar a sismicidade regional. De acordo com o projeto, embora a sismicidade no Brasil seja baixa, ondas sísmicas de regiões distantes e pequenos tremores regionais podem ser utilizados para melhor entender a estrutura interna da terra.

Devido à alta sensibilidade dos equipamentos sismográficos, a instalação dos equipamentos requer cuidados especiais, como, por exemplo, escolha de local distante de estradas movimentadas e isolamento da área para evitar ruído dos animais. “O IHP nos apoiou nesta instalação das estações, com suporte na logística e local que seriam instaladas, para que tudo fique conforme a gente gostaria”, afirma Daniel Rosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.