Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Homem é multado em R$ 25 mil por degradação de matas ciliares e erosões danificando o rio da Prata

Os policiais verificaram processos erosivos do tipo ravinas e voçorocas, de onde há carregamento de sedimentos ao rio. A falta de conservação do solo e o pisoteio do gado nas áreas de matas ciliares contribuía com a degradação da área e do curso d’água.

Ketlen da Silva
Em 06 de Maio de 2021 às 12h30
(Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Jardim (MS) realiza fiscalização em propriedades rurais para localizar as fontes do problema de turbidez da água do rio da Prata, especialmente depois de chuvas.

Na última quarta-feira (05) localizaram em uma fazenda, a 37 km da cidade, total falta de cuidados com a conservação do solo, acarretando problemas ambientais ao rio da Prata.

Os policiais verificaram processos erosivos do tipo ravinas e voçorocas, de onde há carregamento de sedimentos ao rio. Na vistoria, a PMA verificou que a falta de conservação do solo, pela não adotação de medidas protetivas como terraceamento e outras, geraram o problema ambiental e, além disso, o pisoteio do gado nas áreas de matas ciliares que não estavam protegidas também contribuía com a degradação da área e, consequentemente, do curso d’água.

O proprietário da fazenda (79), residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado, desta vez, em R$ 25 mil por degradação de Área de Preservação Permanente e poderá responder por crime, com pena prevista de um a três anos de detenção. O autuado também foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental, dessa nova área também. Os autos também serão encaminhados ao Ministério Público para possível abertura de ação civil pública de reparação dos danos ambientais.

A PMA continuará verificando outras propriedades com problemas de conservação do solo que possam estar contribuindo com o problema da turbidez denunciada da água do rio da Prata, que tem ocorrido em sequência às chuvas, em virtude de sedimentos carregados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.