Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Guia de turismo faz registro inédito de peixe em passeio de flutuação em Jardim (MS)

O registro entrará na lista de Espécies de Peixes do Recanto Ecológico Rio da Prata que, atualmente, contabiliza 64 espécies.

Carla Layane
Em 04 de Maio de 2021 às 08h00
Foto: Rogério Alves / Divulgação

O guia de turismo Rogério Alves registrou no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) no dia 19 de abril, imagens de uma espécie nunca observada anteriormente. 

O registro inédito, um bagre (Amaralia oviraptor), entrará na lista de Espécies de Peixes do atrativo que, atualmente, contabiliza 64 espécies.

O bagre (Amaralia oviraptor) trata-se de um bagrinho da Família Aspredinidae (popularmente chamados de bagre-banjo, em alusão ao formato do corpo).

Segundo o biólogo e pesquisador José Sabino, a família Aspredinidae, ordem Siluriformes, é composta por um grupo de peixes neotropicais, popularmente conhecidos como bagres banjo ou rabeca. Possui distribuição restrita à América do Sul. "A etimologia do gênero (Amaralia) é uma referência ao naturalista Dr. Afranio de Amaral (importante herpetólogo e diretor do Instituto Butantan)", acrescenta.

Uma das maiores curiosidades é que a dieta é baseada em ovos e larvas de outros peixes, principalmente de cascudos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.