Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Meio Ambiente

Governo institui Política Estadual para prevenir incêndios florestais

Entre os objetivos está o de reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo, por meio do estabelecimento do manejo integrado do fogo.

Ketlen da Silva
Em 17 de Dezembro de 2020 às 12h30
(Divulgação)

O CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) de Mato Grosso do Sul apreciou nesta quarta-feira (16) a proposta de decreto do Governo do Estado para instituir a Política Estadual de Manejo Integrado do Fogo (PEMIF) como forma de prevenção aos incêndios florestais no Estado. O texto foi apresentado ao Conselho pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o superintendente de Meio Ambiente e Turismo da Semagro, Pedro Mendes Neto, para apreciação, contribuições e validação. O CECA é presidido pelo secretário Jaime Verruck e realizou a sua última reunião ordinária do ano de 2020 por meio de videoconferência.

“A Política Estadual de Manejo Integrado de Fogo é uma ação estratégica de prevenção a eventos extremos como os que tivemos ao longo de 2020 na região do Pantanal, com baixo índice pluviométrico, o menor nível do rio Paraguai nos últimos 50 anos e o número recorde de queimadas. Essa proposta teve a colaboração do Comitê Insterinstitucional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Hoje, apresentamos o texto-base do decreto ao CECA para que as entidades ali representadas pudessem contribuir e validar a nossa proposta. Agora, devemos encaminhá-la ao governador Reinaldo Azambuja. A partir da publicação do decreto, teremos instrumentos mais adequados e eficientes para o combate aos incêndios florestais”, comenta o secretário Jaime Verruck.

O secretário informou que, de acordo com o monitoramento da Sala de Situação do Imasul e do Cemtec/Semagro, o nível dos rios continua baixo, assim como os índices pluviométricos, principalmente no Pantanal. “Isso nos mostra que em 2021 ainda haverá condições favoráveis ao surgimento de focos de incêndio na região pantaneira e temos de agir de forma preventiva e proativa para o melhor enfrentamento ao fogo”, acrescentou o titular da Semagro.

A previsão é de que o decreto da Política Estadual de Manejo Integrado de Fogo seja publicado nas próximas semanas pelo Governo do Estado. “O decreto prevê a instituição de um plano estadual de contingência e combate aos incêndios florestais. Além disso, já temos outras medidas em andamento, como a licitação aberta pelo Imasul, para a compra de 500 horas de voo para combate a incêndio, compra de aeronave e investimento de R$ 30 milhões em equipamentos para o Corpo de Bombeiros combater os incêndios florestais”, finalizou Jaime Verruck.

Entre os objetivos da Política Estadual de Manejo Integrado de Fogo está o de reduzir os impactos dos incêndios florestais e do uso não autorizado e indevido do fogo, por meio do estabelecimento do manejo integrado do fogo. Também está previsto o fomento à substituição gradativa do uso do fogo nas práticas agrosilvipastoris, por meio da assistência e extensão rural; aumentar o poder de enfrentamento aos incêndios florestais no momento do incidente, melhorando a eficiência e a eficácia do combate e promover o processo de Educação Ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.