Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Governo decreta situação de emergência em Corumbá e Ladário

Na segunda-feira (27) e nesta terça-feira (28), já são 394 focos - 320 no município pantaneiro.

Ketlen da Silva
Em 28 de Julho de 2020 às 13h36
(Divulgação)

Por conta do incêndio e da fumaça no Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja declarou situação de emergência por 180 dias em partes das áreas rurais de Corumbá e Ladário. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Fabio Santos Catarinelli, o novo decreto facilita o apoio do governo federal e soma-se ao de situação de emergência no Pantanal, publicado na sexta-feira (24).

“O Governo está usando um caminho jurídico para dar atendimento à população. Os decretos não são concorrentes, eles agregam”, explicou Catarinelli. Imagens de satélite revelam que, neste mês, Mato Grosso do Sul teve 9.530 focos de calor, 7.598 deles em Corumbá. Na segunda-feira (27) e nesta terça-feira (28), já são 394 focos - 320 no município pantaneiro. Vale lembrar que Ladário é um enclave, estando inteiramente dentro de Corumbá.

Para publicar o decreto, o governador Reinaldo Azambuja levou em consideração o aumento na quantidade de atendimentos nas unidades básicas de saúde, por causa de doenças relacionadas à qualidade do ar, e os indicadores climáticos que preveem piora na estiagem.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) tem emitido avisos meteorológicos de baixa umidade relativa do ar e de ondas de calor para o Estado e a Defesa Civil do Estado tem enviado alertas à população por SMS, orientando quanto a esse período crítico.

Uma força-tarefa está empenhada em conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais. Um reforço no combate às chamas foi a chegada do Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira), que desde segunda-feira (27) está auxiliando no trabalho de bombeiros e brigadistas. Abastecido com 12 mil litros de água, ele opera a partir da Capital por conta do tamanho da pista.

Helicópteros da Aeronáutica e da Marinha também dão o apoio no combate aos focos de calor e permitem uma maior aproximação por terra dos bombeiros militares e brigadistas.

Cerca de 50 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na operação, com o apoio de oito veículos terrestres da corporação. A maior dificuldade está no deslocamento até os focos porque os terrenos são acidentados, de difícil acesso.

Foram mobilizados para a Operação Pantanal II, bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. O Centro de Comando da Operação foi instalado em Ladário.

O decreto de situação de emergência em Corumbá e Ladário foi publicado nesta terça-feira (28) na página 25 do Diário Oficial do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.