Bonito, Mato Grosso do Sul - 1 de Dezembro de 2020
Meio Ambiente

Governo de MS institui a Política Estadual de Sustentabilidade

O objetivo é a promoção da educação ambiental como indutora de mudanças de hábitos, a fim de garantir o equilíbrio entre o suprimento das necessidades atuais e a preservação dos recursos naturais, sem comprometer o seu uso pelas gerações futuras.

Ketlen da Silva
Em 10 de Novembro de 2020 às 15h33
(Divulgação)

Inserida na agenda Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema Sustentabilidade também integra a pauta do Governo de Mato Grosso do Sul, que instituiu nesta terça-feira (10), a Política Estadual de Sustentabilidade, através do Decreto nº 15.543 publicado no Diário Oficial do Estado.

O documento publicado hoje está fundamentado no tripé econômico, social e ambiental, estruturado em Planos de Sustentabilidade propostos pelos órgãos da Administração Pública Estadual, abrangendo cinco eixos temáticos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada de resíduos sólidos; compras e contratações sustentáveis; sensibilização e capacitação socioambiental; qualidade de vida no trabalho e bem-estar social.

Na prática, o objetivo é a promoção da educação ambiental como indutora de mudanças de hábitos, a fim de garantir o equilíbrio entre o suprimento das necessidades atuais e a preservação dos recursos naturais, sem comprometer o seu uso pelas gerações futuras.

As ações reforçam a importância de repensar hábitos, de consumir somente o necessário, de reaproveitar e ampliar a vida útil do produto, de reciclar e de incentivar a coleta seletiva solidária e de recusar produtos que prejudicam a saúde, o meio ambiente e desrespeitam os direitos humanos.

“Esta não é apenas uma política de redução de consumo com viés econômico, mas, principalmente, para promover o desenvolvimento sustentável na rotina da Administração Pública Estadual, que reflita na melhoria da qualidade de vida dos nossos servidores, da sociedade e das gerações futuras”, avalia a titular da SAD, Ana Nardes.

A Política Estadual de Sustentabilidade será coordenada pela SAD, com o apoio técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que possuem uma série de políticas nesta área.

“Essa publicação é um avanço importante para que em cada uma das áreas da Administração Pública Estadual sejam desenvolvidas iniciativas que se alinham aos critérios de desenvolvimento sustentável. Ao trazer todo o conceito de sustentabilidade nas ações intrínsecas do escopo da gestão, garantimos uma modernização do Governo”, destacou Jaime Verruck, secretário da Semagro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Em 27 de Novembro de 2020 às 16h34
Angelo Rabelo, Diretor do Instituto Homem Pantaneiro (IHP),  ressalta que ações de recuperação estão sendo tomadas para reverter a situação.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.