Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Fazendeiro é multado em R$ 5,5 mil por construção de dreno poluindo córrego Betione em Bodoquena

Além disso, o gado acessava livremente a vegetação das áreas protegidas do curso d’água e o pisoteio estava causando degradações no solo e margens e contribuindo com o assoreamento do córrego, o que é proibido por lei.

Ketlen da Silva
Em 01 de Março de 2021 às 13h20
Açude com águas turvas que foi ligado pelo dreno ilegal ao córrego. (Divulgação)

Durante vistoria nas propriedades rurais do município de Bodoquena, a Polícia Militar Ambiental de Miranda autuou, na última sexta-feira (26), o proprietário de uma área rural por degradações ambientais em área protegida do córrego Betione, que corta a propriedade do acusado, o qual também é utilizado como balneário no local e por muitas outras propriedades.

Durante a vistoria, foram verificadas degradações ambientais como a construção de um dreno, ligando um açude, com águas turvas pluviais utilizado por animais, ao córrego Betione que possui águas límpidas, causando turbidez e alterando as condições do curso d’água, bem como a escavação atingindo áreas de matas ciliares do córrego (Área de Preservação Permanente).

Além disso, o gado acessava livremente a vegetação das áreas protegidas do curso d’água e o pisoteio estava causando degradações no solo e margens e contribuindo com o assoreamento do córrego, o que é proibido por lei. O proprietário foi notificado a retirar o gado da área protegida.

O infrator (60), residente em Bodoquena, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.500,00. O autuado também poderá responder por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). A pena é de um a três anos de detenção.

(Divulgação)
Gado acessando a área protegida. (Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.