Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Fazendeiro de Nioaque é multado em mais de R$ 260 mil por desmatamento ilegal de vegetação protegida

O crime foi descoberto a partir de imagens de satélite, onde foram desmatados 14,80 hectares de uma área dentro da reserva legal e mais 36,50 hectares em área de Mata Atlântica, totalizando 51,30 hectares sem autorização do órgão ambiental.

Ketlen da Silva
Em 13 de Julho de 2020 às 15h58
(Divulgação)

Durante fiscalização ambiental em uma fazenda hoje (12) no município de Nioaque, a Polícia Militar Ambiental de Jardim autuou um arrendatário rural por crime ambiental de desmatamento sem autorização ambiental em áreas protegidas do bioma Mata Atlântica e de reserva legal da propriedade.

O crime foi descoberto a partir de imagens de satélite, que mostrou a área sem a vegetação original já a partir de fevereiro deste ano. Foram desmatados 14,80 hectares de uma área dentro da reserva legal, com uso de máquinas, e mais 36,50 hectares em área de Mata Atlântica, bioma protegido pela Lei Federal, totalizando 51,30 hectares sem autorização do órgão ambiental.

Árvores de grande, médio e pequeno portes foram arrancadas pela raiz e estavam em canteiros no local. Em alguns lugares já havia pastagem em substituição à vegetação nativa e em outras partes a pastagem havia acabado de ser plantada. As atividades foram interditadas no local do desmatamento.

O infrator (40), residente em Jardim, foi autuado administrativamente e multado em R$ 269.160,00, multa agravada pelas áreas serem protegidas por Lei. O proprietário rural também responderá por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção, também agravada pela proteção legal da vegetação. Ele foi notificado a apresentar plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.