Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Meio Ambiente

EUA doam equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios florestais no MS

Os equipamentos, no valor de R$ 120 mil, incluem repetidoras de sinais, antenas verticais e direcionais e irão beneficiar o IBAMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.

Informações assessoria de imprensa
Em 23 de Setembro de 2021 às 07h59
Foto: Divulgação/ Governo MS.

Em apoio ao compromisso dos EUA com o combate às mudanças climáticas, e como parte do aperfeiçoamento do Plano de Gestão Integral do Fogo no Pantanal, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) fará uma  doação de equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios, nesta quinta-feira (23), ao governo de Mato Grosso do Sul.

Os equipamentos, no valor de R$120 mil, incluem 10 rádios de comunicação, 10 repetidoras de sinais, 10 antenas verticais e 10 direcionais e irão beneficiar os órgãos envolvidos no combate a incêndios florestais no Estado, como IBAMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.

As repetidoras de sinal vão facilitar a comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres. Quando estiverem todas instaladas, elas poderão garantir o sinal em um raio de até 500km, o que facilitará a comunicação entre os diferentes órgãos e brigadistas em campo.   

A primeira será instalada no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, uma área de transição entre o Cerrado e o Pantanal que faz parte de um complexo de 15 áreas de conservação, e que teve mais de 30% dos 30,6 mil hectares do Parque queimados por incêndios em 2020. 

“Durante o desenvolvimento da Assistência Técnica, observou-se a deficiência de comunicações para as equipes de resposta das múltiplas agências envolvidas. Em razão disto, USAID/BHA aceitou o pedido de doação de equipamentos de comunicação solicitada através da ONG Força Tarefa Brasileira,” explica Vicence Lapolli, especialista em gerenciamento de riscos do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA. 

O projeto coordenado pelo Escritório de Assistência Humanitária da USAID (USAID/BHA) foi iniciado no ano passado e, além da doação de equipamentos, prevê assistência técnica e capacitação. No dia 24 de setembro se encerra um curso de quatro dias de Bases Administrativas para Gestão de Riscos (BAGER) para integrantes do Comitê do Fogo de MS de vários órgãos.  

O evento de doação dos equipamentos contará com a participação do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, adida de imprensa do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Natalia Molano, secretário do Meio Ambiente, Jaime Veruck, do secretário de Justiça, secretário Carlinho, do presidente da OnG Força Tarefa Brasileira, Galeno Rocha, e do tenente-coronel, Fábio Catareneli, coordenador estadual de defesa civil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.