Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Espécie em extinção, gato-mourisco fêmea e filhote são flagrados por guia de turismo em Miranda

Segundo a Associação Onçafari, o gato-mourisco está presente em praticamente todo o País, porém, em baixa densidade populacional.

Com informações de Campo Grande News
Em 05 de Agosto de 2021 às 13h49
(Edir Alves)

Um registro mais que especial, descrito assim mesmo pelo autor da foto. Edir Alves é guia de turismo e compartilhou nas redes sociais um clique inédito do gato-mourisco, conhecido também como jaguarundi, depois de 15 anos morando na região do Pantanal.

O animal é considerado uma espécie ameaçada de extinção pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A cena foi flagrada na Fazenda San Francisco, em Miranda.

"De uns meses pra cá, eu e outros colegas de trabalho temos observado algumas vezes este bicho em uma área da fazenda com certa frequência", descreveu Edir na postagem, que chegou a conseguir clicar o animal antes dele se esconder na vegetação.

Segundo relato do fotógrafo, a aparição levantou a suspeita de que seria uma fêmea que estaria prenha ou com um filhote recém-nascido, pois estava em um território muito restrito.

Na última terça-feira (03), a suspeita se confirmou e Edir fotografou o gato-mourisco com um filhote em cima de um cupinzeiro no mesmo território das últimas aparições. "Foi demais poder observar esta cena que, para mim, foi inédita em 15 anos de trabalho no Pantanal", completou.

Confira a postagem abaixo.

Espécie  

O gato-mourisco pode ser confundido com mustelídeos, como a irara. No entanto, ele tem o corpo mais alongado que os outros gatos selvagens neotropicais e possui hábitos diurnos.

Segundo a Associação Onçafari, o gato-mourisco está presente em praticamente todo o País, porém, em baixa densidade populacional.

O animal costuma medir de 48 a 83 centímetros, fora a cauda que pode chegar a 59 centímetros, e pesa de 3,7 até 9 quilos. A coloração do gato-mourisco varia entre o preto, marrom, cinza, areia e marrom-avermelhado. Com pernas pequenas, esta espécie tem pupilas redondinhas, diferente dos outros felinos que tem olhos mais elípticos.

Ao contrário dos demais felinos selvagens, ele prefere caçar durante o dia, momento em que está mais ativo, e apesar de ter muita habilidade em árvores, prefere caçar no chão. De hábitos solitários, o comportamento deles até tolera a presença de outros indivíduos em seu território, no entanto, na natureza, a maioria das observações é de indivíduos solitários. Em cativeiro, eles são bastante sociáveis.

A gestação destes animais varia entre 65 e 75 dias e eles podem dar à luz de um até quatro filhotes. Não há um período bem definido para reprodução, podendo ocorrer durante o ano todo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.