Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Espécie de cascudo ameaçada de extinção é reproduzido em cativeiro no MS

É o primeiro registro de reprodução da espécie em todo o mundo e contribuirá para estudar a conservação e preservação da espécie

Assessoria de Comunicação da Semagro
Em 27 de Novembro de 2019 às 08h25

Pesquisadores do Laboratório de Ictiologia do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) conseguiram reproduzir em cativeiro uma espécie de cascudo ameaçada de extinção: o cascudo-viola.

A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 27 de novembro, no portal do Imasul.

O cascudo-viola (Loricaria coximensis) integra uma lista com 25 espécies ameaçadas de extinção do Cerrado e Pantanal e contemplados em um plano de ação nacional para conservação. Mede apenas 9,6 centímetros de comprimento e ocorre apenas no Rio Coxim, na área de influência de uma pequena central hidrelétrica.

Segundo o biólogo Heriberto Gimênes Junior, coordenador do laboratório, esse é o primeiro registro de reprodução da espécie em todo o mundo e contribuirá para estudar a conservação e preservação da espécie.

As pesquisas começaram em setembro, conta Heriberto, envolvendo os cinco técnicos que trabalham no Laboratório de Ictiologia do Imasul. E em outubro já ocorreu a primeira desova.

Clique aqui para mais informações!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.