Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Entre várias ações para recuperar o Pantanal, entidade pede doações para brigada

Organização pede ajuda para compra de equipamentos à Abink (Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu).

Com informações de Campo Grande News
Em 24 de Dezembro de 2020 às 09h20
(Divulgação/SOS Pantanal)

Entidades têm trabalhado para que o Pantanal, que teve quase 30% do seu território devastado pelas queimadas em 2020, seja recuperado e, para isso, uma das principais ações é formar brigadistas para combate aos incêndios florestais.

Esse trabalho está nas mãos, principalmente, de organizações não-governamentais que, neste ano, já capacitaram seis brigadas. Pela Wetlands International, uma que já existe há um ano na Terra Indígena Kadiwéu, localizada no limite entre Porto Murtinho e Corumbá, precisa se fortalecer. Lá, a organização pede ajuda para compra de equipamentos à Abink (Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu).

Atualmente, a brigada é composta por 15 brigadistas, todos indígenas. Eles passam por uma avaliação do PrevFogo/Ibama, de quem também recebem os devidos treinamentos para atuar frente ao fogo.

No entanto, a contratação por um período de apenas seis meses pelo Ibama causa impedimentos para que eles promovam trabalhos de desenvolvimento sustentável durante o ano, e mesmo, atuem sobre os incêndios durante períodos atípicos.

A ideia é que a brigada se torne permanente, e precisa de doações para efetuar a compra de equipamentos de prevenção e combate ao fogo; implantação do viveiro e projetos de recuperação de áreas degradadas na TI, que teve 247,3 mil hectares queimados, 45,9% de sua área total.

A atuação alcança o Pantanal mato-grossense também, com necessidade do fortalecimento de brigadas comunitárias no entorno da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Sesc Pantanal e diagnósticos para avaliar e monitorar os impactos dos incêndios na fauna e flora, na qualidade da água do rio Cuiabá e nas populações pantaneiras ao redor da reserva.

Impulsa Pantanal  

As doações podem ser feitas ao movimento Impulsa Pantanal, que além do apoio à brigada, também prevê ações emergenciais, com apoio em alimentos e itens de primeira necessidade para comunidades que ficaram isoladas e desassistidas no Pantanal; implantação de hortas de subsistência, acesso à água potável e melhoria das condições das comunidades tradicionais; bem como recuperação de áreas degradadas pelo fogo e reestabelecendo as funções e serviços da natureza. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.