Bonito, Mato Grosso do Sul - 26 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Energisa viabiliza Projeto de Eficiência Energética na Serra do Amolar, no Pantanal

O projeto irá beneficiar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Engenheiro Eliezer Batista, Santa Rosa e Acurizal, além do Sítio Serra Negra.

Com informações de assessoria
Em 12 de Novembro de 2021 às 10h55
(Shubi Guimarães)

A Energisa firmou uma parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) para execução do Projeto de Eficiência Energética em Postos de Atendimento localizados na Serra do Amolar, uma das áreas mais preservadas do Pantanal. A parceria foi firmada nesta semana, quando é comemorado o Dia do Pantanal (12).

O projeto irá beneficiar as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Engenheiro Eliezer Batista, Santa Rosa e Acurizal, além do Sítio Serra Negra. Todas as áreas são geridas pelo IHP.

Os sistemas de iluminação, condicionamento de ar e refrigeração serão eficientizados, através da substituição de 155 lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED de alta eficiência, trocar de 12 aparelhos de ar condicionado de baixo rendimento por outros eficientes e substituição de 02 equipamentos de refrigeração antigos por novos, com Selo Procel de Economia de Energia.

O diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, lembra que esta é mais uma ação da empresa em prol do Pantanal sul-mato-grossense. “Neste ano, demos início a uma iniciativa transformadora e revolucionária, que é o ‘Ilumina Pantanal’. Pessoas que nunca tiveram acesso à energia elétrica puderam, enfim, ter uma geladeira, por exemplo. Na semana em que comemoramos o Dia do Pantanal, vimos que ainda poderíamos fazer mais. As instalações do IHP, na Serra do Amolar, recebem pesquisadores de várias partes do mundo, que se debruçam em busca de soluções para a conservação daquela região tão preservada. Poder levar eficiência energética à Serra do Amolar também é preservar o Pantanal”, afirma.

Para o presidente do IHP, coronel Ângelo Rabelo, a atitude da Energisa vai ao encontro dos esforços de proteção da Serra do Amolar. “O IHP se sente honrado com essa doação de equipamentos. É algo estratégico para fortalecer e implementar a pesquisa científica e o turismo de experiência na região. Ao mesmo tempo, vai ao encontro do grande esforço de não reduzirmos as emissões de carbono e de não usarmos combustíveis fósseis”, garante.

Nas melhorias que serão feitas na Serra do Amolar, a Energisa vai investir mais de R$ 83 mil. O Projeto de Eficiência Energética é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que incentiva o uso adequado e eficiente da energia elétrica, sem desperdícios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.