Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Empresas e pousadas de turismo em Miranda são orientadas a evitar colocar alimentos para atrair onça-pintada

Os trabalhos de orientações são voltados especialmente para pousadas e hotéis de turismo ecológico, mas também as pousadas de turismo pesqueiros estão no cronograma de trabalho.

Ketlen da Silva
Em 30 de Novembro de 2020 às 16h23
(Divulgação)

Depois de um vídeo que circulou nas redes sociais este ano, em que pescadores estavam em uma embarcação na região conhecida como “Touro Morto”, no município de Miranda, e uma onça-pintada ( Panthera onca ) aproximou-se e pegou um peixe de uma embarcação chegando bem próxima aos homens, bem como denúncias sobre pousadas e empresas de turismo ecológico que estariam colocando alimentos para atrair os animais e os turistas os virem, a Polícia Militar Ambiental e o Ibama estão realizaram neste fim de semana trabalhos de orientação e Educação Ambiental.

Depois de uma reunião pela manhã no quartel da Polícia Militar Ambiental de Miranda, os policiais e fiscais deslocaram-se em embarcações para a região do Touro Morto. Os trabalhos de orientações são voltados especialmente para pousadas e hotéis de turismo ecológico, mas também as pousadas de turismo pesqueiros estão no cronograma de trabalho, apesar de a pesca estar fechada, tendo em vista que há denúncias de que turistas que vêm pescar também estariam colocando alimento para as onças para possibilitar a visualização e filmagem dos animais.

Para as pousadas de turismo pesqueiro, além da orientação sobre o problema e consequências da disponibilização de alimentos, também há orientação para que durante a temporada de pesca, cada proprietário oriente aos pescadores a não realizarem da alimentação e informar, que dependendo da situação, pode haver a caracterização de crime, com pena de até um ano e meio de detenção, bem como infração administrativa, com multa prevista de R$ 5.000,00 por animal.

Com relação às empresas de turismo, as quais continuam recebendo clientes neste período de defeso, a orientação é mais educacional, pois já houve orientações quanto as consequências penais e administrativas relativas à alimentação dos animais, não só para onças-pintadas, mas também para outras espécies, que podem ser utilizadas de forma ilegal.

Depois de concluídos os trabalhos na região do Touro Morto, os policiais e fiscais se deslocaram para a região do Passo da Lontra, a 100 km da cidade de Corumbá, região onde está localizada a Estrada-Parque e que possui grande número de empresas de turismo.

Há cerca de três meses, em uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental, a Fazenda de Turismo São Francisco, em Miranda, e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), de Corumbá, foi realizado um trabalho idêntico de orientação, quando foram espalhados banners educacionais em árvores nos principais pontos onde havia denúncia de alimentação dos animais. 

Onça-pintada

Por ser classificada como um predador de topo de cadeia alimentar, a onça-pintada tem importância vital para a manutenção do ecossistema onde vive, pois controla as populações de todas as suas presas, evitando excessos populacionais, eliminando indivíduos velhos, doentes e potenciais transmissores de patógenos para populações de animais selvagens, animais domésticos e até dos seres humanos, nas áreas do seu habitat.

Os carnívoros predadores influenciam diretamente na população dos mamíferos herbívoros e estes se alimentam das espécies vegetais que, por sua vez, influenciam na distribuição de polinizadores, aves e insetos. Essa influência direta em todos os níveis da cadeia alimentar e consequente manutenção do equilíbrio do ambiente em que vivem, faz com que a conservação da onça-pintada, e de outros grandes felinos espalhados pelo mundo, seja um importante mecanismo para a manutenção da estrutura das florestas e da vida no planeta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.