Bonito, Mato Grosso do Sul - 30 de Novembro de 2020
Meio Ambiente

Ecoa lança relatório com dados inéditos sobre a situação das comunidades do Pantanal durante a pandemia

O relatório foi produzido com o apoio do MPT/MS e é baseado em entrevistas com lideranças de comunidades tradicionais e locais do Pantanal

Com informações de ECOA - Ketlen da Silva
Em 19 de Novembro de 2020 às 13h55
(Divulgação)

A Ecoa foi responsável por desenvolver uma publicação inédita, o relatório “Crise Sanitária e Ambiental para as Comunidades Locais do Pantanal“, em meio as ações realizadas para o enfrentamento à Covid-19 na região, desde o início na pandemia. A organização acompanha e monitora a situação com o comprometimento de manterem informadas e seguras as famílias destas comunidades, com as quais atua há décadas.

Para a produção do relatório, foram entrevistadas 27 lideranças de 15 comunidades tradicionais e locais, sob jurisdição de 5 municípios do estado de Mato Grosso do Sul (Corumbá, Ladário, Miranda, Anastácio e Aquidauana). Este trabalho aconteceu no mês de agosto de 2020, com o apoio do Ministério Publico do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT/MS).

Entre as populações locais, são 13 as comunidades que se autoidentificam como tradicionais, formadas por povos ribeirinhos e pequenos agricultores, cujas famílias são pescadoras, coletoras de isca ou de frutos nativos e piloteiras de barco. Além disso, o trabalho de levantamento de informações contemplou dois projetos de assentamento rural agroextrativistas.

Foram coletadas informações sobre as condições de sobrevivência das famílias em contexto de crise sanitária. Durante as entrevistas, foram abordadas questões relacionadas à saúde, meios de subsistência, segurança alimentar, prevenção, trabalho, renda e relações sociais.

Além dessa publicação com dados inéditos sobre o tema, as informações coletadas também subsidiam as ações da Ecoa de enfrentamento à Covid-19, em continuidade no Pantanal, também com apoio do MPT.

O Projeto transfronteiriço ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que tem suporte financeiro da União Europeia, também apoiou este trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
Em 27 de Novembro de às 16h34
Angelo Rabelo, Diretor do Instituto Homem Pantaneiro (IHP),  ressalta que ações de recuperação estão sendo tomadas para reverter a situação.
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.