Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Dois pescadores são presos fazendo arrastão com redes no rio Miranda durante a Piracema 

O barco, o motor de popa e os petrechos proibidos foram apreendidos mas os infratores conseguiram fugir.

Ketlen da Silva
Em 20 de Dezembro de 2021 às 16h42
(Divulgação)

Uma das equipes da Polícia Militar Ambiental de Corumbá, que trabalha na operação Piracema, realizava fiscalização preventiva no rio Miranda, na região conhecida como Passo da Lontra e no último sábado (18), depois de percorridos mais de 90 km de rio, surpreendeu dois infratores pescando com rede de pesca (petrecho proibido) em período de proibição, já nas proximidades da foz do rio Miranda com o rio Paraguai.

Os dois infratores foram surpreendidos armando e conferindo a rede de pesca e, ao avistarem a equipe que os focalizava com lanternas para a abordagem, abandonaram a rede e, então, um deles pulou no rio e saiu pela mata. O piloteiro que estava com o motor da embarcação ligado e iniciou fuga. Apesar da chuva e escuridão, ele foi perseguido e, pouco tempo depois, conseguiu lançar o barco no barranco do rio e também fugiu pela mata, abandonando o barco e o motor de popa utilizados na pescaria predatória, que foram apreendidos.

Apesar de buscas, os dois não foram localizados. A PMA voltou ao local onde a rede estava sendo armada e a retirou do rio, libertando, inclusive, alguns peixes da espécie pacu que estavam presos ao petrecho ilegal. A rede de pesca, medindo 100 metros de comprimento, também foi apreendida. Pela identificação do barco e do motor de popa, a PMA tentará identificar os infratores que serão responsabilizados pelo crime e pela infração.

Esse tipo de fiscalização preventiva é fundamental e tem sido prioritária nos trabalhos preventivos à pesca predatória da PMA, pois a retirada desses petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes, tendo em vista o alto poder de captura destes tipos de petrechos, especialmente nesse período de reprodução em que os grandes cardumes já estão formados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.