Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Dois catarinenses são presos e multados em R$ 28,5 mil por caça de cinco animais silvestres em Bonito

Foram encontrados 52 kg de carne de cateto, divididos em 12 pedaços que os policiais calculam ser de pelo menos três animais. Havia também carnes de cutia e de um tatu-galinha, que está na lista de espécie em extinção.

Ketlen da Silva
Em 01 de Abril de 2021 às 13h47
(Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental de Bonito, que trabalha na operação Semana Santa, recebeu denúncias de caça ilegal e realizou patrulhamento em uma fazenda, localizada a 30 km da cidade, nesta quarta-feira (31) no final da manhã. No local, os policiais encontraram os denunciados que prestavam serviço na propriedade rural como empreiteiros há pouco mais de 30 dias. Questionados sobre a denúncia, um homem assumiu ter carne de cateto armazenada, produto de caça.

Em um freezer no local onde o homem, de 55 anos, estava hospedado na fazenda foram encontrados 52 kg de carne que ele informou ser de cateto ( Pecari tajacu ), divididos em 12 pedaços que os policiais calculam ser de pelo menos três animais. Havia também carnes de um animal da espécie cutia ( Dasyprocta punctata ) pesando 3 Kg e de um tatu-galinha ( Dasypus Novemcinctus ), que está na lista de espécie em extinção. O empreiteiro assumiu ter caçado os animais e apresentou um rifle calibre .22, com o qual teria abatido os animais e duas munições do mesmo calibre. O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 28.500,00 pela caça ilegal dos animais.

Em um trailer, onde outro empreiteiro, de 20 anos, estava hospedado foi encontrado outro rifle calibre .22. Ele assumiu ser proprietário da arma, porém não assumiu ter participado da caça ilegal. As armas e munições não possuíam documentação e foram apreendidas, juntamente com a carne e animais abatidos e o freezer.

Os infratores, residentes em Chapecó (SC), receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Bonito, onde eles foram autuados em flagrante por posse ilegal de munições e armas e por caça dos animais. A pena para o crime ambiental de caça é de seis meses a um ano e meio de prisão, devido ao tatu-galinha estar em extinção. O crime de posse ilegal de arma conta com pena de um a três anos de detenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.