Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Documentário sobre o rio Taquari será exibido na TV Cultura nesta quinta 

Produzido entre março de 2018 e agosto de 2019, o documentário tem duração de 43 minutos e foi filmado em várias regiões do Pantanal.

Ketlen da Silva
Em 22 de Julho de 2020 às 15h44
(Divulgação)

Nesta quinta-feira (23), a TV Cultura exibe a partir das 19h15 (horário de MS) o documentário "Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra" realizado pelo projeto Documenta Pantanal, em 2019.

O filme, dirigido por Jorge Bodanzky e com codireção e fotografia de João Farkas, leva para a tela, por meio do personagem central que dá nome à obra, sua luta diária para sobreviver diante das consequências do assoreamento do Rio Taquari.

A obra, que evidencia a degradação gerada pelo assoreamento dos rios e suas muitas sequelas na região, encontra em Ruivaldo Nery de Andrade seu eixo central. Segundo a produtora e também organizadora do Documenta Pantanal, a força e a criatividade dele para lutar contra as muitas intempéries causadas pelo assoreamento do Rio Taquari são o pilar de sustentação do documentário. Ela ainda afirma que, “mais do que um personagem real, ele é um homem que, junto de sua família, nunca desiste. Movido por sua intensa paixão pelo Pantanal e sabedor de sua fragilidade, Ruivaldo luta para salvar a terra onde nasceu e criou seus filhos”, diz, afirmando que Bodanzky e Farkas foram muito felizes ao registrar e contar essa história. 

Para Bodanzky, que já conhecia a região desde os anos 60, a estreia de “Ruivaldo” ocorreu em um momento muito oportuno. “Hoje, a temática ambiental está inserida na pauta das discussões tanto no nível nacional quanto no internacional”, diz, complementando que o filme registra, “de maneira muito serena e profunda, o que está acontecendo na região e as possíveis soluções para esse ecossistema tão importante como o Pantanal”. 

Produzido entre março de 2018 e agosto de 2019, o documentário tem duração de 43 minutos e foi filmado em várias regiões do Pantanal. Nesses 17 meses foram realizadas seis viagens para pesquisas, entrevistas e tomadas aéreas com drone. No total, 44 profissionais estiveram envolvidos diretamente na produção, que utilizou aviões de pequeno porte, embarcações, carros e barco voadeira como meio de locomoção pelo extenso bioma.  

Após a première, ocorrida em Bruxelas em setembro de 2019, o filme foi exibido em escolas brasileiras e participará de festivais. Além disso, também foram realizadas projeções especiais em Corumbá e Campo Grande.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.