Bonito, Mato Grosso do Sul - 29 de Março de 2024
Meio Ambiente

Defesa Civil monitora nível de água no Rio Aquidauana e conta com plano de ação para enchentes

A maior inundação já registrada na região, foi em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou a 10,45 metros.

Com informações de Governo de MS - Ketlen da Silva
Em 24 de Janeiro de 2020 às 15h03
Rio Aquidauana. (Samara Oliveira)

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está monitorando o nível de água do Rio Aquidauana. Na última aferição realizada no início da tarde desta sexta-feira (24), o nível de água estava em 4,90 metros. O nível normal do rio é de 3,30 metros, e a partir de 7 metros entra em estado de emergência, conforme o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia.

Além do monitoramento frequente, a Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MS), Exército Brasileiro (EB), Prefeitura Municipal e órgãos competentes, já está com tudo pronto caso o nível do rio suba, e haja necessidade de retirada das famílias ribeirinhas que vivem na região. “Já temos um plano de ação para uma possível enchente. Mas por enquanto está sob controle. A chuva parou, e seguimos monitorando”, destaca Ravaglia.

A maior inundação já registrada na região, foi em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou a 10,45 metros. Na época 1.050 pessoas foram afetadas pela enchente.

O volume de chuvas esperado para o mês na região era de 197,5 milímetros, mas conforme registro da Agência Nacional de Águas, a quantidade de chuva registrada até o momento, é de 214,4 milímetros, superando em 8,5% o volume de chuvas esperado para o período.

De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, a previsão do tempo para Aquidauana é de tempo firme com céu parcialmente nublado a claro pelo menos até terça-feira (28).

“Neste período, as temperaturas terão tendência de elevação com mínima de 21°C e máxima de 34°C. As pancadas de chuvas, a princípio de fraca intensidade, retornam a região a partir de quarta-feira (29) e mantendo a previsão de ocorrência de chuvas até início de fevereiro”, detalha.

Avisos à população

A Defesa Civil orienta, que as pessoas que residam em áreas de risco, permaneçam em estado de alerta e acompanhem diariamente a previsão do tempo.

O cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas e avisos é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Feito o cadastro, o telefone e o endereço serão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas de possíveis fenômenos adversos de tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.