Bonito, Mato Grosso do Sul - 19 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Bonito encaminha 15 toneladas de vidro para reciclagem e retira cerca de 6 mil garrafas do meio ambiente

Com a iniciativa, Bonito passa a fazer parte do Mapa Nacional de Logística Reversa, onde os resíduos deixam de causar impacto negativo na natureza, voltam para a indústria e geram emprego e renda na localidade.

Com informações de assessoria
Em 16 de Novembro de 2021 às 13h34
(Divulgação)

A Prefeitura de Bonito estabeleceu convênio com a Casa do Vidro e a Cooperativa de Catadores do Paraíso de Bonito para garantir a coleta e destinação correta do resíduo no município. Só no primeiro carregamento, realizado nesta semana, foram enviados 15 toneladas de vidro, que correspondem a aproximadamente 6 mil garrafas, que deixaram de ser descartadas no Aterro Sanitário.

Com a iniciativa, Bonito passa a fazer parte do Mapa Nacional de Logística Reversa, onde os resíduos deixam de causar impacto negativo na natureza, voltam para a indústria e geram emprego e renda na localidade.

“Nossa meta agora é construir as baias para o vidro na Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), investir em educação ambiental para a comunidade separar adequadamente e criar ecopontos específicos para vidro. Trata-se de um enorme desafio, mas estamos confiantes de que é possível”, explica a secretária de Meio Ambiente de Bonito, Ana Trevelin.

Gina Felix, gerente da Casa do Vidro, que ficou responsável por receber e separar o material, explica que antes de serem encaminhados para a reciclagem, os vidros passam por uma triagem, onde cerca de 10 a 15% é reaproveitado de forma artística com confecção de copos, artigos de decoração e etc.

“Com isso, 100% do vidro que chega aqui será reciclado, o que não for usado nas nossas produções será levado pelo caminhão, mensalmente, para a empresa responsável. Por isso o nosso clamor a comunidade: tragam os vidros até o nosso ecoponto e os grandes produtores, como restaurantes e hotéis, se for possível façam o descarte direto na UTR, onde já podem aproveitar para deixar os demais resíduos recicláveis”, detalhou.

A orientação para quem for levar o vidro até o ecoponto da Casa do Vidro, localizado na Rua Afonso Pena, 587, é de que separem as garrafas em sacos plásticos e os demais vidros em caixas de papelão e que não misturem outros tipos de resíduos, principalmente orgânicos.

A ação de coleta, armazenamento e apoio ao embarque da primeira carga de vidro é resultado do trabalho conjunto das Secretarias de Meio Ambiente e Obras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.