Bonito, Mato Grosso do Sul - 22 de Junho de 2021
Meio Ambiente

Baixa estação chuvosa afeta 80% das propriedades no Pantanal

A atual estação chuvosa teve o menor índice de precipitação em 10 anos, conforme mostraram os técnicos do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do CPRM (Serviço Geológico do Brasil).

Informações Semagro
Em 09 de Junho de 2021 às 07h32
Foto: Chico Ribeiro.

Mais de 80% das propriedades estabelecidas na região do Pantanal já foram afetadas, em menor ou maior intensidade, pela escassez de chuvas.

A atual estação chuvosa teve o menor índice de precipitação em 10 anos, conforme mostraram os técnicos do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do CPRM (Serviço Geológico do Brasil).

Com números que atestam a anomalia climática persistente há dois anos na região, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, ponderou se já não seria o caso de estabelecer Situação Crítica de Escassez, como já foi adotado quanto à Bacia do Rio Paraná. “O Estado já decretou emergência ambiental e está tomando uma série de medidas para prevenir incidentes. Tivemos antecipação do período de seca, embora haja previsão de chuvas para os próximos 7 dias, não será suficiente para reverter a tendência. O inverno será mais seco que do ano passado”, disse Verruck.

A irregularidade de chuvas reduz o nível dos rios e já afeta a navegabilidade. Em Porto Murtinho a média seria 436 centímetros acima do nível mínimo e a régua mostra apenas 148, com diminuição constante, apontou o secretário. Em Ladário, a previsão é de que em outubro, o nível fique em 40 centímetros abaixo do mínimo. “Já temos que pensar em medidas paliativas, sobretudo quanto ao abastecimento das cidades”, frisou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Em 22 de Junho de 2021 às 07h48
A solicitação feita por meio de indicação destaca que a instituição está desativada há mais de um ano e as obras ainda não foram iniciadas.
Em 22 de Junho de 2021 às 08h39
Com a nova remessa, passam a ficar asseguradas entregas semanais da vacina Astrazeneca/Oxford contra a Covid-19 até 16 de julho.
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.