Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Área de conservação das nascentes do rio Taquari é atingida pelas queimadas

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari fica na transição entre as vegetações de cerrado e Pantanal e integra a bacia hidrográfica do rio Paraguai.

Com informações de G1 MS - Ketlen da Silva
Em 08 de Setembro de 2020 às 16h06
Fumaça da queimada no Parque Estadual das Nascentes do Taquari. (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

As queimadas que têm atingido todo o bioma do Pantanal chegou no último fim de semana ao Parque Estadual das Nascentes do Taquari, que fica em Costa Rica e Alcinópolis, na divisa com o Mato Grosso. O local tem nascentes de importantes rios que compõem o Pantanal.

O Parque fica na transição entre as vegetações de cerrado e Pantanal e integra a bacia hidrográfica do rio Paraguai. Bombeiros, brigadistas do local e funcionários de fazendas trabalham para controlar as chamas.

Na região de Corumbá, também no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foram ao menos dois incêndios no fim de semana. Não chove há cerca de 20 dias na região e com o tempo seco, o fogo se alastra mais rapidamente.

Pantanal em chamas

Desde o início do ano, o Pantanal tem sofrido com os incêndios e por causa disso o Governo do Estado decretou situação de emergência e uma aeronave do Exército foi usada para ajudar.

Dados divulgados pelo Ibama, obtidos pelo Sistema de Alerta de Queimadas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de imagens de satélites, mostram que, de 1º de janeiro até 31 de agosto deste ano, 1,110 milhão de hectares do Pantanal sul-mato-grossense já tinham sido queimados.

Sempre que chove na região é um alívio para os combatentes e para moradores. Na última, há cerca de 20 dias, a equipe que trabalhava diretamente no controle dos focos de incêndio foi desmobilizada.

Agora, queimadas voltaram a ser registradas. Uma delas em uma área que normalmente é alagada, mas por conta da seca deste ano, a vegetação tomou conta. As chamas chegaram perto de casas e assustaram moradores. Brigadistas do Ibama fizeram o controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.