Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Arara encontrada em Nioaque teve penas arrancadas, segundo CRAS

Há relatos de extração de penas de animais com plumagem colorida, como araras, para usar como enfeites e até em rituais religiosos.

Ketlen da Silva
Em 21 de Julho de 2020 às 14h43
(Divulgação)

A arara canindé resgatada na tarde de domingo por policiais ambientais em Nioaque deu entrada na manhã desta terça-feira (21) no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). A ave teve quase todas suas penas maiores arrancadas, foi abandonada nessas condições e apareceu em uma residência de Nioaque. A proprietária, então, chamou a PMA para fazer o resgate do animal.

Trata-se de uma ave adulta e não domesticada, segundo avaliou o veterinário Lucas Cazati, responsável técnico do CRAS. Não é possível identificar o sexo, a não ser por exame. “A gente percebe que é adulta pelo tamanho do bico”. A ave passou por exames clínicos que não identificaram outras enfermidades, foi acomodada em um recinto grande e se alimentou bem, demonstrando estar muito faminta.

Cazati concluiu que as penas da arara foram arrancadas. “Há casos de aves submetidas a estresse severo que acabam arrancando algumas penas, mas não todas como aconteceu com essa. E também ela não teria como tirar penas da parte de trás da cabeça”, afirmou.

A extração das penas provoca um sofrimento imenso na ave. “Quando a gente precisa extrair uma pena para fazer exames, aqui, isso é um procedimento doloroso demais. O bicho demonstra muita dor”, disse Cazati.

Há relatos de extração de penas de animais com plumagem colorida, como araras, para usar como enfeites e até em rituais religiosos. As araras são animais de fácil captura e por isso acabam sendo as vítimas recorrentes desses tipos de crime.

Desde que trabalha no CRAS, há três anos, o veterinário afirmou não ter recebido nenhum animal nessas condições. Ele prevê que demore no mínimo um ano para que a plumagem da arara se restabeleça e possibilite que seja devolvida à natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.