Bonito, Mato Grosso do Sul - 23 de Abril de 2024
Meio Ambiente

Ao passear de barco, biólogo registra ‘onça bebendo água’ no Pantanal e foto viraliza

Profissional conta que ficou uma hora observando o animal e fez uma sequência com 50 fotos, em que a onça está descansando, depois caminha e vai até o rio São Lourenço, na divisa entre MS e MT.

G1 MS - Graziela Rezende
Em 24 de Junho de 2021 às 15h31
(Gustavo Figueirôa)

Ao passear de barco pelo Rio São Lourenço, na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o biólogo e fotógrafo da vida selvagem, Gustavo Figueirôa, de 29 anos, fez uma sequência de 50 fotos da onça Xingu, que é um macho conhecido na região. Só que uma das imagens chamou a atenção e viralizou logo após a postagem nas redes sociais, mostrando o momento em que o felino olha na direção dele e bebe água.

"Fiz uma sequência com 50 fotos, de vários momentos, em que o Xingu estava deitado, caminhando e depois foi beber água. Eu, particularmente, nunca tinha visto essa cena. E é um sentimento único toda vez que eu vejo as onças, dá uma sensação de contemplação máxima da natureza, naquele ambiente selvagem, que é delas. É algo muito simbólico e que também recarrega as minhas baterias", afirmou Figueirôa ao G1.
 
Conforme o biólogo, a imagem foi postada por ele na internet e logo viralizou. "Muita gente me marcou e também postou nestes perfis da natureza, de vida selvagem. Ainda nem consegui ver tudo porque ainda estou aqui no Pantanal. Realmente, aquele olhar da onça, foi uma cena incrível e ela está com olhar imponente, compenetrante, de predador máximo. Parece que vai no fundo da sua alma", comentou.

Segundo o biólogo, que também é especialista em conversação de fauna, o trabalho com as onças ocorre desde 2014. "Faço outras coisas também, mas, estou sempre lutando pela conservação destes bichos. Ali é um dos locais com maior densidade de onça pintada e é justamente o local onde, no ano passado, queimou 86% da área, então ver uma onça ali é muito simbólico e dá um ar de esperança pra gente", ponderou.

Visitando diversos locais entre o Pantanal sul-mato-grossense e do Mato Grosso, Gustavo conta que está fazendo parte de uma expedição da SOS Pantanal, desde o dia 27 de maio deste ano. "Eu moro em São Paulo, mas, fico mais tempo aqui. Dia 28 de junho, por exemplo, vou embora, fico lá mais 10 dias e retorno novamente", contou.

Além das onças, Figueirôa conta que também fez registros de jaguatiricas, tuiuiús, araras, jacarés, tamanduá-bandeira e mirim, além de outros animais. "Nós estamos fazendo um treinamento para as brigadas de incêndio de combate ao fogo este ano. Ao mesmo tempo, estamos trazendo algumas pessoas aqui para registrar e também divulgar as belezas do pantanal", explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.