Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Meio Ambiente

Agesul implanta desvios em trechos de pontes queimadas no Pantanal para garantir tráfego

O projeto inclui ainda outras cinco travessias também queimadas, estas nas rodovias MS-325, na mesma região, e na MS-184, Estrada-Parque do Pantanal da Nhecolândia.

Com informações de assessoria - Ketlen da Silva
Em 23 de Março de 2021 às 13h20
(Chico Ribeiro)

“O Governo do Estado nos presta um grande serviço”, afirma Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, ao realçar a iniciativa da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) de implantar desvios nos trechos onde foram queimadas dez pontes de madeira nas  rodovias MS-243 e MS-195, durante o período de queimadas no Pantanal do Nabileque, em 2020.

Com as chuvas acumuladas nos últimos meses, os produtores da sub-região pantaneira poderiam ficar ilhados e impossibilitados de escoar a produção bovina para os centros de engorda e abate. As águas já se concentravam nas laterais das pontes de vazantes, caminhos alternativos para passagem de veículos, quando a Agesul iniciou a implantação dos desvios.

Campanha de vacinação

“Essa região sofre duas cheias, uma dos rios Aquidauana e Miranda, entre março e abril, e outra do Rio Paraguai, em junho, o chamado repiquete. A ação da Agesul foi providencial, os fazendeiros já estavam desesperados com o risco de não conseguirem escoar a produção”, disse Luciano Leite. “A comercialização da produção começa agora, em maio, com a desmama”, adiantou.

Apesar de os prognósticos indicarem que as inundações ocorrerão em menor intensidade, com probabilidade de mais um ano de seca, as águas estão chegando ao Nabileque, onde ainda há sinais da intensidade das queimadas na extensa floresta de carandás. “O governo está nos atendendo num momento crucial, pois em maio teremos ainda a campanha de vacinação”, citou o dirigente ruralista.

Manutenção das estradas

Os aterros com tubulações nas margens das pontes destruídas pelo fogo estão evitando também os atoleiros. A ação emergencial da Agesul garante a normalidade do tráfego, enquanto está sendo finalizado o processo para construção das novas pontes, que terão estrutura de concreto, cujos recursos foram garantidos pelo Estado junto à Defesa Civil Nacional.

O projeto inclui ainda outras cinco travessias também queimadas, estas nas rodovias MS-325, na mesma região, e na MS-184, Estrada-Parque do Pantanal da Nhecolândia, também em Corumbá. Maquinários da Agesul estão dando a manutenção destas vias cascalhadas, as quais se encontram em plena conservação. Recentemente, a agência reformou a ponte da Vazante do Tererê, na MS-243, trabalho coordenado pela regional de Corumbá. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.