Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Meio Ambiente

6 toneladas de lixo são retirados do Rio Miranda; veja as fotos

Fogão, geladeira e televisão foram alguns dos materiais encontrados no local.

Carla Layane
Em 26 de Novembro de 2019 às 09h43
Lixo recolhido no Rio Miranda. Foto: Condema Miranda

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Miranda (MS) - COMDEMA - realizou no último sábado, 23 de novembro, a Campanha Rio Miranda Limpo 2019 - 4º Movimento de Limpeza e Preservação do Rio Miranda".

O objetivo da campanha é envolver a população geral, principalmente os ribeirinhos e os proprietários de pesqueiros e fazendas, sensibilizando-os quanto à preservação do meio ambiente onde vivem.

Foram retirados cerca de 6 toneladas de material do Rio Miranda, entre eles plásticos, cadeiras, camas, arames, latas, garrafas de vidros, eletrodomésticos como fogão, geladeira e televisão. Foram encontrados também anzol de galho e espinheis que são proibidos nessa época de Piracema.

Participaram do 4º Movimento de Limpeza e Preservação do Rio Miranda cerca de 150 pessoas com 22 embarcações, 3 caminhões caçamba, 1 caminhão utilitário, 2 viaturas da PMA, 1 ambulância, 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 2 veículos de apoio, 1 viatura do Corpo de Bombeiros e 1 caminhão do Exército.

De acordo com Lucia Mara, Presidente do COMDEMA de Miranda, o evento foi extremamente positivo. "Com o apoio de participantes conseguimos retirar seis toneladas de lixo do Rio Miranda, um volume expressivo. Porém não conseguimos limpá-lo todo. Tem muito material no rio e o ideal é realizarmos duas campanhas como esta anualmente".

Três pontos de apoio foram montados para depositar o lixo recolhido no percurso do rio e todo o material coletado foi entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda - Assomir.

O evento, idealizado pela COMDEMA, contou ainda com o apoio da Promotoria de Justiça e Meio Ambiente; Campo de Instrução Betione; Corpo de Bombeiros Militar de Aquidauana; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Miranda; Câmara Municipal de Miranda; Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria Municipal de Obras; Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento; Associação Rural vale do Rio Miranda; Associação Visit Pantanal; Associação Comercial e Industrial de Miranda; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena; Polícia Militar Ambiental- PMA; Colônia de Pescadores Profissionais Z5; Fundação Neotrópica do Brasil; SANESUL; Pesqueiro da Cida; Pesqueiro da Neuza; Pesqueiro Pedra Branca; Pesqueiro Chapena; Rotary Club de Miranda; Lions Club; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Miranda-ASSOMIR.

Veja abaixo a Galeria de Imagens:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Meio Ambiente
VER TODAS EM MEIO AMBIENTE
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.