Bonito, Mato Grosso do Sul - 20 de Abril de 2024
Turismo

Workshop sobre Turismo LGBT capacita profissionais de Bonito

Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Bonito, o evento aconteceu nesta quinta-feira (12), no Sebrae de Bonito (MS).

Com informações de Fundtur - Ketlen da Silva
Em 13 de Março de 2020 às 09h11
(Divulgação)

Com o objetivo de capacitar os profissionais do turismo, ampliar seu atendimento e desenvolver produtos que atendam às demandas do turista LGBT, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) promoveu o 1º Workshop de Turismo LGBT. Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Bonito, o evento aconteceu nesta quinta-feira (12), no Sebrae de Bonito (MS).

O palestrante Alex Bernardes, diretor comercial da revista ViaG e idealizador e diretor geral do Fórum de Turismo, fala da receptividade dos participantes sobre o tema. “Estou adorando. Ficamos felizes com a receptividade e a abertura do mercado para o turismo LGBT, pelo mercado ter se importado em começar a trabalhar com esse segmento. Trouxemos um conteúdo super bacana, ficamos meses trabalhando nele para trazer o melhor que a gente tem em nível internacional para Bonito e Mato Grosso do Sul, pois acreditamos que o destino merece”, avalia Alex, que está no mercado LGBT há 12 anos.

Marcell Filgueiras, também palestrante do Workshop, pontua que o segmento LGBT está começando a ser trabalhado no país. “Fomos super bem recebidos e esse trato com o turista LGBT é algo que está começando a acontecer. Eu costumo comentar que, assim como aconteceu com as mulheres que foram conquistando seu espaço, o mesmo tem acontecido conosco. Estamos conquistando espaço, mas ainda têm muitos detalhes que precisam ser entendidos, compreendidos e aprendidos. E é para isso que viemos ao Mato Grosso do Sul. Em todo o conteúdo a gente fala de empatia, de cidadania, mas estamos também falando de negócios e isso não pode ser esquecido e precisa ser alinhado. As dicas que vamos dar aqui no Workshop servem para o mercado do turismo, para o turista e para a vida”, salienta o editor da Revista ViaG de Turismo e Diversidade.

“Fico honrado de estar em Bonito junto com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que se propôs a trazer esse tema para o turismo. A população LGBTQIA+ é uma população que viaja e que merece todo o respeito. Quando trabalhamos questões de grupos de minorias sociais, aprendemos a trabalhar com o público em geral, pois com as especificidades aprendemos a ouvir melhor, respeitar todos de uma maneira melhor e dessa maneira recebê-los, atendê-los, acolhê-los melhor. Vocês estão trabalhando, olhando para esse público e capacitando os profissionais da área de turismo de forma gratuita, para que eles possam obter informações e tirar suas dúvidas. O destino e o Brasil só têm a crescer com isso”, enfatiza o palestrante JP Polo, que também atua como conferencista em temas de viés consciente (sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e direitos humanos) desde 2015.

A presidente do Campo Grande Destination, Camila Fernandes, aposta no segmento. “Acho super importante um evento como esse, pois temos preconceitos enraizados. Quanto mais falamos e mais abordamos o assunto, mais percebemos isso. Estamos falando de turismo, de receber turistas e precisamos entender as diversidades e diferenças para saber tratar todos com respeito. E Campo Grande sendo uma cidade que quer atrair esse público é fundamental sabermos receber bem. Acredito que capacitações como esta precisam ser feitas mais vezes, inclusive em Campo Grande, e o trade precisa estar presente cada vez mais. Conversar a respeito das diversidades é importante”, ressalta.

Já Marco Antonio Thiago, profissional que representa vários atrativos turísticos de Bonito, avalia que esta é uma ótima oportunidade de capacitação. “É muito positiva a possibilidade de um trade tão poderoso como o de Bonito ter essa capacitação, de como se relacionar com as diferenças e de como construir um processo interno em cada empresa, de melhor atender e da maneira mais natural e acolhedora possível, não só o nicho de mercado LGBT, mas como todos os outros. O trabalho de hoje traz um alento para nós que trabalhamos no mercado do turismo, porque cada vez mais a empresa que conseguir levar o atendimento como primeiro objetivo, primeiro critério de qualidade de seu produto, vai estar à frente no mercado. Eu tenho vários clientes e parceiros na cidade e todos têm a preocupação de não infringir nenhum critério de bom atendimento, seja ele qual for o nicho. Estamos aprendendo e ao mesmo tempo corrigindo nosso atendimento. A Fundtur está de parabéns por trazer a Bonito este evento que vai impactar em muitas outras reações do mercado interno”.

Segundo a gerente de Mercado, Karla Cavalcanti, a Fundação de Turismo do Estado vêm estudando esse mercado e buscando posicionar MS para o segmento LGBT. “Estamos construindo esse posicionamento com mais do que campanhas e conceitos. O 1º Workshop de Turismo LGBT trouxe informações para que o trade de Mato Grosso do Sul realmente se capacite para bem atender esse turista”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.