Bonito, Mato Grosso do Sul - 28 de Março de 2024
Turismo

Viajantes brasileiros preferem o fim do ano para voltarem à visitar o mundo

O destino líder de preferência foi o Nordeste, seguido do Sudeste, Europa, Sul, Centro-Oeste, Norte, América Central/Caribe, América do Sul, América do Norte, Ásia, Oceania e África.

Com informações de Braztoa - Ketlen da Silva
Em 22 de Setembro de 2020 às 16h46

A pandemia do Covid-19 (novo coronavírus) completa sete meses e a retomada das atividades no nosso dia a dia começa a chegar mais perto, mas priorizando a precaução e a preocupação com a doença. Para os viajantes de plantão, já o caminho para voltar a planejar a viagem dos sonhos, porém somente mais para frente.

É o que indica um levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), constatando que em agosto as operadoras de turismo (empresas responsáveis pelos pacotes e roteiros de viagens comercializados pelas agências de turismo espalhadas por todo o país) apresentaram movimento maior de venda para os meses de novembro e dezembro de 2020.

O destino líder de preferência foi o Nordeste, com embarques comercializados por 83% das operadoras, seguido do Sudeste (80%), Europa (75%), Sul (74%), Centro-Oeste (70%), Norte (62%), América Central/Caribe (62%), América do Sul (55%), América do Norte (48%), Ásia (48%), Oceania (48%) e África (24%).

Salvador e Porto de Galinhas foram os destinos mais procurados no Nordeste pelos brasileiros que optaram por viajar nos dois últimos meses deste ano. No exterior, os embarques mais vendidos foram para Portugal, Itália, Cancún, Punta Cana, Orlando, Miami, Maldivas, Argentina e Peru.

As vendas de pacotes de turismo para o mês de agosto chegaram a 29%, 44% para setembro e 46% para outubro. A pesquisa mostra ainda que 67% das operadoras já venderam pacotes para o primeiro semestre de 2021.

De acordo com a Braztoa, o setor passa por uma retomada gradual e lenta, depois de ter sido duramente impactado desde março pela pandemia do Covid-19. Em abril, 54% das operadoras não realizaram nenhuma venda, enquanto em agosto o percentual foi de 21%.

Como consequência, o faturamento das empresas de turismo segue bem abaixo do que foi em 2019. Para 40% das empresas, o faturamento em agosto teve uma perda de 90% em comparação com agosto do ano passado. Apesar disso, 87,5% das operadoras de turismo consideram que agosto foi melhor ou igual a julho.

A tendência de melhora da situação do contágio do coronavírus refletindo nos viajantes brasileiros é percebida na redução do cancelamento de viagens. Em julho, 73% das operadoras tiveram vendas canceladas, enquanto em agosto o percentual caiu para 30%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.