Bonito, Mato Grosso do Sul - 25 de Abril de 2024
Turismo

Viagem para Serra do Amolar, no Pantanal, é novo roteiro da Pure Brasil em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro

Viagem de 7 dias apresenta região remota do Pantanal e apoia sua preservação.

Informações assessoria de imprensa
Em 12 de Agosto de 2021 às 08h34
Serra do Amolar/ Divulgação.

Em uma parceria especial com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) , a operadora de turismo Pure Brasil está lançando um roteiro inovador pela Serra do Amolar, uma das regiões mais remotas do Pantanal, localizada em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia. Ainda pouco explorada pelos turistas, a região reúne um corredor verde de áreas protegidas cercadas por montanhas – uma paisagem incomum no Pantanal.

Com o objetivo de apresentar de forma responsável a Serra do Amolar aos viajantes e criar uma nova fonte de geração de renda para a preservação do local, o Instituto Homem Pantaneiro criou o programa de turismo Amolar Experience, para receber viajantes na região. Junto, a Pure Brasil e o Amolar Experience desenvolveram o novo roteiro, que combina diversas atividades de ecoturismo com interação com a comunidade local e uma imersão sobre a preservação e regeneração do Pantanal.

“Acreditamos que essa viagem pode ser uma forma de aproximar as pessoas do Pantanal, trazendo conscientização sobre a importância deste bioma. Além disso, o roteiro viabiliza o acesso a uma região remota e difícil de se alcançar de forma independente”, explica Gian Valias, sócio da Pure Brasil.

O roteiro de sete dias começa na cidade de Corumbá, com uma visitação pela cultura e história da região, que foi palco de colonizações, disputas e da Guerra do Paraguai. Em seguida, os viajantes navegam por 5 horas, subindo o Rio Paraguai, com destino à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal. Trilhas, passeios de caiaque e bicicleta, flutuação em rio de água cristalina e safáris para observação da vida silvestre estão entre as atividades.

“Criamos o programa Amolar Experience com o objetivo de apresentar a brasileiros e estrangeiros esse lugar tão privilegiado do Pantanal e entendemos que ele pode ser mais um ativo para as ações de preservação e conservação do bioma, desenvolvidas pelo IHP, e tambpem colaborar na geração de renda para comunidades ribeirinhas locais”, conta o gestor de turismo do IHP, Luiz Ricardo Julião.

Em 2020, a Serra do Amolar foi uma das que mais sofreu com os incêndios no Pantanal. Mas a experiência desenvolvida no combate ao fogo levou à implementação da Brigada do Alto Pantanal, um grupo de brigadistas permanentes que fazem o monitoramento constante em toda a região.

No início deste ano, a Pure Brasil, com apoio do IHP, lançou a campanha “Visite e ajude a preservar o Pantanal ”, com o objetivo de incentivar o turismo responsável em um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta. Com um vídeo inspiracional (veja abaixo), a campanha destaca o potencial de regeneração do Pantanal e a importância de continuarmos ajudando a preservá-lo.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, a Pure Brasil e Amolar Experience realizaram uma saída piloto do novo roteiro com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – FUNDTUR e do Sebrae MS e participação de agentes de viagem e jornalistas. As próximas saídas acontecem em 3 de setembro e 16 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Últimas notícias em Turismo
VER TODAS EM TURISMO
Notícias em destaque agora
Política de Conteúdo
O objetivo do Bonito Notícias é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados direcionados ao público de Bonito e demais regiões de Mato Grosso do Sul, assim como para leitores de outras regiões do Brasil e exterior. Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação. Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados. Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.