Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (11), a vereadora Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima solicitou ao prefeito de Bonito, Odilson Soares, que viabilize um projeto de Lei que estabeleça o fornecimento de renda mínima emergencial no valor de um salário mínimo para os guias de turismo do município, em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19).
"Podemos considerar que nosso município é responsável por um grande fluxo de turistas nacionais e internacionais e é inegável a importância do Turismo na economia dos bonitenses. Dentro deste contexto, o guia de turismo é o principal regente deste grande espetáculo, a atuação do guia agrega valor e enriquece a experiência do turista. Com a pandemia do Covid-19, a fonte de trabalho e renda dos guias de turismo foi muito prejudicada e por ser profissional autônomo, quando não há trabalho, não há renda. O turismo foi o primeiro setor a ser paralisado e sem qualquer dúvida, será o último a retomar suas atividades", afirmou a parlamentar.
O projeto de Lei visa a reposição de parte da renda dos guias de turismo, que efetivamente exercem esta profissão e consequentemente perderam seu trabalho e renda devido a total paralisação da atividade turística. A vereadora ainda indicou que vise atender os guias atuantes, ou seja, os que se provarem ativos entre 01/01/2019 e 15/03/2020.

